x
UAI
ELÉTRICOS

BYD pode usar lítio de Minas Gerais nas baterias de seus carros

Empresa chinesa adquiriu, em 2023, direitos minerários sobre dois lotes localizados em Coronel Murta

Publicidade
Modelo mais acessível da BYD lembra o sedan Seal
Modelo mais acessível da BYD lembra o sedan Seal Foto: BYD/Divulgação

A BYD pode usar lítio de Minas Gerais nas baterias de seus carros. De acordo com uma reportagem da agência Reuters, a fabricante chinesa de veículos eletrificados adquiriu, em 2023, direitos minerários sobre dois lotes localizados em Coronel Murta, cidade próxima ao Vale do Jequitinhonha e localizada na região conhecida como Vale do Lítio. 

Segundo documentos obtidos pela reportagem, a área citada tem 852 hectares (8,5 km²) e fica situada a apenas 825 km de Camaçari (BA), município onde a BYD está construindo uma fábrica - a previsão é que a unidade fique pronta neste semestre e comece a produzir os modelos elétricos e híbridos mais vendidos no mercado brasileiro. 

A aquisição dos direitos minerários foi feita pela BYD Exploração Mineral do Brasil, subsidiária da montadora chinesa que, inclusive, foi criada em 2023. A empresa, porém, está "em fase de pesquisas", segundo a ata de uma reunião entre sócios.

De qualquer forma, a exploração do lítio em Minas Gerais, caso aprovada, deve levar anos, segundo especialistas. A BYD foi procurada pelo reportagem do Vrum para comentar o caso, mas ainda não se pronunciou. O espaço está aberto para qualquer tipo de manifestação.

BYD de olho na América

Com o interesse em expandir seus negócios na América Latina, no ano passado, a BYD também teve negociações sobre um acordo com a Sigma Lithium, principal produtora de lítio do Brasil. A informação foi veiculada pelo jornal britânico "Financial Times". Além disso, também em 2024, a fabricante da China deu alguns passos para explorar o lítio na região do Deserto do Atacama, no norte do Chile. 

Em 2024, a BYD entrou para o grupo das 10 marcas que mais venderam carros no Brasil. Ao todo, a montadora chinesa registrou 76.811 emplacamentos de veículos novos, uma alta de 328,2% em relação ao ano anterior. Com a instalação da fábrica de Camaçari, a expectativa é que os números continuem melhorando nos próximos anos. 

Já em relação às vendas globais, a BYD está muito perto de superar a Tesla, empresa do bilionário e polêmico Elon Musk, na quantidade de emplacamentos de carros elétricos. 

 Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!