O Grupo Renault e o Geely Holding Group (Grupo Geely) assinaram um acordo importante nesta segunda-feira (17). Pensando em expandir a operação na América do Sul, os chineses do Geely Group poderão produzir seus carros no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), bem como ter acesso à rede de vendas e serviços da Renault.
De acordo com o comunicado emitido pela Renault, os chineses irão realizar um aporte financeiro na Renault do Brasil, e se tornarão acionistas minoritários da empresa. É importante lembrar que as duas companhias são sócias na Horse, fabricante de motores e transmissão.
Ainda segundo o comunicado oficial, a Renault do Brasil deverá se tornar distribuidora do portfólio de veículos de baixa emissão da Geely Holding Group no mercado brasileiro.
Ainda não se sabe se a rede de concessionários Renault será dividida entre Renault e Geely Group ou se o Geely Group terá lojas exclusivas, com a Renault do Brasil sendo responsável por essa gestão e expansão.
Luca de Meo, CEO do Renault Group, comentou:
“A Renault Group e a Geely já têm um histórico considerável de parcerias: lançamos de forma bem-sucedida uma joint venture na Coreia do Sul e, com a Horse, criamos a líder mundial de tecnologias de grupos motopropulsores. Juntos, construímos uma relação de trabalho eficaz, com confiança. São grandes diferenciais que queremos potencializar hoje, com esta nova cooperação no Brasil. Ela permitirá a consolidação de nossa presença industrial no estado do Paraná e fortalecer ainda mais a posição da marca Renault neste mercado-chave”.
Daniel Li, CEO da Geely Holding Group, declarou:
“Nesta era transformadora da indústria automotiva global, faz sentido percorrer esta trajetória junto a amigos e parceiros. Para atingir um crescimento quantitativo e qualitativo, não podemos nos contentar apenas em estar confortáveis em um lugar, precisamos sair para o mundo, abraçar o desenvolvimento de longo prazo e nos comprometermos em ser abertos e colaborativos”.
O que é o Geely Holding Group?
O Geely Holding Group é simplesmente o conglomerado de empresas automotivas da Geely. No seu “portfólio” estão Lotus, Volvo, Polestar, Proton, Lynk and Co., Zeekr, Smart, entre outras.
Resta saber, entretanto, se a parceria será responsável por produzir carros da marca Geely no país, ou se irá abranger as demais empresas do grupo. É importante ressaltar que Volvo e Zeekr, por exemplo, possuem representações individuais no Brasil.
A parceria estratégica pode ser uma resposta da Geely e também da Renault ao crescimento de carros chineses no mercado nacional. A BYD irá iniciar a fabricação de carros híbridos no Brasil em breve, assim como a GWM. Na Stellantis, a recém adquirida Leapmotor está prestes a iniciar a comercialização de híbridos e elétricos por aqui e já pensa em produção local.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!