O Citroën Basalt ainda não tem muitos meses de mercado, mas já está se destacando nas vendas da marca francesa. Por conta do bom desempenho, a Citroën estuda formas de manter seu veículo cada vez mais atualizado e prepara duas importantes novidades para a linha 2026, segundo o portal Autos Segredos.
Segundo o site, o modelo terá uma nova versão de entrada, oferecida abaixo da Feel 1.0 manual, atualmente vendida por R$ 99.490, mas que pode chegar a R$ 91.990 com promoções.
O Autos Segredos afirma que a versão será chamada de “Live” e manterá o motor 1.0 Firefly de 75/71 cv no etanol/gasolina e torque de 10,7/10 kgfm, sempre com transmissão manual de cinco marchas.
O portal conseguiu imagens de unidades em testes e os exemplares estavam com rodas de ferro, calotas, retrovisores e puxadores de portas sem pintura, além de acabamento mais simples ao redor dos vidros.
A parte interna do SUV também será modificada e para tornar o Basalt mais acessível, o painel de instrumentos digital será substituído pela peça extremamente simples, já vista no hatchback C3. A quantidade de airbags também será reduzida, e o Basalt passará a contar apenas com airbags frontais.
A lista de equipamentos de série deve contar com ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos e central multimídia, além dos itens de segurança obrigatórios por lei como freios ABS com distribuição eletrônica, controles de estabilidade e tração.
Novo motor na linha 2026
A atual versão Feel também deve passar por mudanças. O portal apurou que a Citroën trabalha no desenvolvimento de uma variante com o motor 1.3 Firefly aspirado. Este propulsor tem origem Fiat e é usado nos carros da marca italiana, mas nunca equipou nenhum Citroën até então.
O motor 1.3 Firefly tem quatro cilindros e entrega 107 cv e 13,6 kgfm de torque no etanol. Na gasolina, os números são: 98 cv e 13,1 kgfm de torque. Esse motor pode ser equipado com transmissão manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT que simula sete marchas.
É possível que a versão Feel com o novo motor se torne a intermediária do Basalt, com a opção Live sendo a de entrada, e a Shine se mantendo como variante topo de linha.
Confira como pode ficar a linha 2026 do Basalt
- Basalt Live - 1.0 manual
- Basalt Feel - 1.3 manual
- Basalt Feel - 1.3 automática
- Basalt Shine - 1.0 turbo automática
Atualmente, o Basalt é oferecido apenas em três configurações:
Feel 1.0 manual - R$ 99.490
Feel 1.0 Turbo automática - R$ 115.700
Shine 1.0 Turbo automática - R$ 117.100
A diferença de preços entre a versão de entrada e a topo de linha do Basalt é de R$ 17.610, bem menor do que os R$ 23.600 apresentados pelo Aircross, que também pode receber o motor 1.3, mas até agora nada foi confirmado pela marca francesa.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!