Que a troca de óleo é crucial para o bom funcionamento de carros e motocicletas, isso não é novidade. Mas o que acontece com este lubrificante usado, uma vez que é substituído do veículo?
Conversamos com Luiz Silos, Diretor de tecnologia de lubrificantes industriais da Petronas Lubrificantes Brasil, para entender como acontece o descarte deste óleo usado por parte de auto centers e oficinas mecânicas especializadas.
“O óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC) é um resíduo perigoso ao meio ambiente e, consequentemente, possui um procedimento específico de manuseio. Segundo a resolução CONAMA 362/2005 do Ministério do Meio Ambiente, todo “OLUC”, deve ser recolhido, coletado e destinado de forma que não impacte o meio ambiente”.
De acordo com Silos, o descarte ideal desse óleo usado, além de não prejudicar o meio-ambiente, permite ainda que o produto sirva como matéria prima para fabricar mais lubrificantes para diversos setores.
“O descarte correto de lubrificantes para o rerrefino, é um processo que pode ser realizado infinitas vezes e é a única maneira de garantir o destino seguro dos materiais. Depois de todo o tratamento, o líquido estará pronto para a comercialização, na formulação de produtos para aplicações automotivas, industriais, de agricultura ou de construção”, completa o diretor.
Luiz Silos ainda ressalta que esse óleo usado ou contaminado, após passar por processos específicos de reciclo, pode apresentar qualidade igual ou até mesmo superior às matérias primas de primeiro refino.
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