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Argo, Uno ou Panda?

Fiat Grande Panda pode se chamar Argo quando chegar ao Brasil

Modelo global da Fiat não deve trazer o nome europeu para nosso mercado e deve manter nome conhecido, aponta site

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Grande Panda
Grande Panda Foto: Divulgação

Não é novidade que a Fiat já trabalha em um novo produto para o mercado brasileiro. Ainda sem nome definido, a novidade deverá usar a base do Fiat Grande Panda europeu para substituir Argo e Mobi de uma só vez. Uma das grandes polêmicas e mistérios sobre o novo modelo é o nome, que segundo a Autoesporte, pode continuar como Argo, ou melhor, “Novo Argo”.

Fontes ligadas à Fiat informaram à revista que as chances do modelo usar algum nome relacionado ao Panda são extremamente baixas. Em clínicas realizadas pela empresa, o nome Panda e Grande Panda não tiveram boa aceitação do público.

É até lógico imaginar que o nome Panda não obteve sucesso no Brasil, afinal, ele nunca foi conhecido pelo público geral. Vale lembrar que o Panda era posicionado abaixo do Uno na Europa, mas nunca foi comercializado por aqui.

Fiat Grande Panda flagrado no Brasil
Fiat Grande Panda flagrado no Brasil Foto: Reprodução/Instagram/Marcos Paiva Pontes


Símbolo de veículo acessível, fácil e barato de manter, o nome Panda é importantíssimo para a Fiat italiana. Até por isso, a marca não descartou totalmente o nome Uno no Brasil. Entretanto, de acordo com a Autoesporte, existe “probabilidade gigantesca” de que o Grande Panda seja chamado de “Novo Argo” no Brasil, justamente para dar uma continuidade ao portfólio de produtos da empresa por aqui. 

Visual exclusivo

Fiat Grande Panda de lateral, estacionado, em foto de estúdio, com cenário colorido ao fundo
Grande Panda foi projetado no Centro Stile da Fiat, em Turim, na Itália Foto: Fiat/Divulgação

Independente do nome final do modelo, o carro produzido e vendido no Brasil será diferente do europeu. Os inscritos “Panda” na lateral das portas serão substituídos por um acabamento liso, conforme já antecipado pelo Autos Segredos.

Agora, a Autoesporte traz informações divididas sobre o novo modelo, com fontes afirmando que a engenharia brasileira da Stellantis terá liberdade criativa, enquanto outras pessoas ouvidas afirmam que o desenho será bem próximo ao Grande Panda.

Base de Citroën

Fiat Grande Panda amarelo visto pela lateral esquerda e traseira. Veículo trafega em pista asfaltada. Ao fundo é possível enxergar arbustos e planta de folhagem vermelha. Céu coberto por nuvens e montanha coberta por vegetação está em último plano.
Hatchback tem design inspirado em Panda dos anos 1980 Foto: Fiat / Divulgação

O fato é que o novo modelo da Fiat irá usar a base de Citroën C3 e Peugeot 208. A plataforma Smart Car é baseada na CMP, originalmente desenvolvida pelos franceses. Essa base permite motores aspirados, turbinados, híbridos-leves e até mesmo 100% elétricos.

Considerando a gama atual da Stellantis, o novo compacto deverá chegar ao mercado com motor 1.0 firefly de três cilindros, capaz de entregar 75 cv e 10,7 kgfm de torque máximo. A opção topo de linha deverá contar com o propulsor T200 Hybrid, de 130 cv e 20,4 kgfm de torque.

Interior do Fiat Grande Panda em preto com detalhes amadeirados no compartimento do passageiro. Prédio com fachada ondulada em branco e janelas escuras é visto pelo para-brisas e janelas laterais
Interior do Fiat Grande Panda é linear e intuitiva, além de trazer referências do passado da marca Foto: Fiat / Divulgação

Uma versão 100% elétrica não foi confirmada, mas dependendo da necessidade do mercado, poderá ser facilmente adaptada, uma vez que Peugeot 208 e até mesmo o C3 contam com essa opção de motorização.

Segundo Autoesporte e Autos Segredos, as primeiras unidades do novo projeto da Fiat devem circular com as carrocerias definitivas a partir de maio ou junho deste ano, entretanto, é bem provável que usem forte camuflagem para tentar despistar o desenho final da novidade.