x
UAI
Faz falta?

Punto de volta? CEO da Fiat diz que possibilidade existe

Apesar de não ver espaço para o modelo hoje, executivo afirma que desejo do público pode determinar retorno de tradicional nome às lojas

Publicidade
Fiat Punto foi vendido na Europa até 2018; no Brasil foi encerrado em 2017 e substituído pelo Argo
Fiat Punto foi vendido na Europa até 2018; no Brasil foi encerrado em 2017 e substituído pelo Argo Foto: Divulgação

O mundo automotivo tem nomes marcantes em todos os países. Gol, Fusca, Uno, Palio, Celta, Monza, Vectra, marcaram época no Brasil e vira e mexe alguma notícia falsa surge pela internet cravando a volta desses modelos. O CEO da Fiat, Olivier François declarou que o Punto pode voltar ao mercado na Europa, mas bem diferente do modelo como conhecemos.

Para o executivo francês, um nome Punto poderia voltar ao mercado como um “hatchback elegante e esportivo” na era da eletrificação, entretanto, a Fiat não trabalha em nenhum carro com essas características.

Em uma entrevista recente à revista Autocar britânica, François declarou: “Se o Punto fosse muito elegante e esportivo, estaria muito conectado com o futuro da eletrificação”. Porém existe uma remota possibilidade de um retorno do nome, já que o executivo afirmou que “está pronto para responder a qualquer mudança de mercado”.

Hatches desaparecendo do mercado

 Fiat Punto T-Jet vermelho de frente em movimento em estrada
Punto estreou no Brasil em 2007 Foto: Bruno Gonzaga/Fiat/Divulgação

O tradicional segmento de hatchbacks está cada vez com menos representantes. Nomes tradicionais na Europa como Ford Focus e Fiesta deixaram o mercado. O próprio Punto foi descontinuado em 2018, e o Volkswagen Polo tem futuro incerto na Europa.

Esse movimento é explicado pelo crescimento do desejo por SUVs e crossovers, uma tendência já vista também no mercado brasileiro. Uma possível solução para o retorno do Punto seria ser transformado em um crossover ou SUV compacto

Esse movimento de transformar os modelos em SUV afetou justamente o Panda, que deu lugar ao Grande Panda, com linhas mais próximas de um crossover do que um hatchback subcompacto. Entretanto, a Fiat confirmou que trabalha em um novo Panda, que será vendido junto do Grande Panda na Europa.

Novo Punto foi cancelado no passado 

O próprio François foi responsável por cancelar o desenvolvimento de uma nova geração do Punto ainda em 2011. Segundo o francês, o visual do modelo cancelado era “ok, mas nada super icônico”. A ideia do executivo era produzir um crossover/SUV com capacidade de se tornar um veículo global.

 Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!