Em comemoração ao seu centenário no Brasil em 2025, a Chevrolet anunciou o lançamento do Projeto Vintage, uma iniciativa que promete resgatar diversos clássicos da marca como Opala, Chevette, Kadett, e outros modelos históricos para colocar à venda para o público de colecionadores e fãs.
Este projeto visa não apenas restaurar, mas também modernizar carros clássicos, oferecendo às pessoas a oportunidade de adquirir os carros com certificação diretamente pela engenharia da General Motors.
O projeto tem como seu principal foco restaurar carros fabricados no país entre 1960 e 1990. Emerson Fischler, diretor de engenharia da GM na América do Sul, explicou que o projeto operará em dois nichos estratégicos: restauração e restomod. “O Vintage da Chevrolet vai atuar em dois nichos estratégicos de carros antigos: o de restauração e o restomod. Enquanto a primeira modalidade visa preservar ao máximo a originalidade do veículo e de seus acessórios; no restomod, o objetivo é outro – por isso agrega-se ao automóvel de época atualizações tecnológicas para deixá-lo mais confortável, seguro ou mesmo confiável para ser utilizado no dia a dia”, afirmou Fischler.
Dentre os projetos já anunciados, está a restauração do Monza Classic EF de 1990, o primeiro carro nacional da marca com injeção eletrônica, e o restomod da picape C10 de 1976, que receberá a mecânica do Camaro V8. A iniciativa também abrange outros modelos da GM de 1990, como o Kadett, o Omega e as primeiras safras da S10.
Cada carro clássico vendido através do Projeto Vintage será acompanhado de um certificado emitido pelo Departamento de Engenharia da GM para dar a autenticidade e a qualidade da restauração ou atualização.
- Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!