Que a fusão entre Honda e Nissan não será concluída, muitos já sabem. Agora, a imprensa japonesa começa a contar o lado de outra marca que poderia se envolver na história, a Mitsubishi. Segundo o jornal Yomiuri Shimbun, o principal interesse da Honda na fusão era a tecnologia híbrida plug-in da Mitsubishi.
Apesar de ser a menor marca entre as envolvidas na negociação, a Mitsubishi seria vital para a fusão Honda e Nissan acontecer. A Nissan é proprietária de 24% da marca dos três diamantes. Apesar disso, a fabricante da L200 e Pajero sempre se manteve distante das conversas sobre uma possível fusão, apesar do seu CEO, Takao Kato, ter assinado o Memorando de Entendimento, documento que permitia o início das negociações.
Fontes ligadas ao assunto afirmaram que Kato declarou aos executivos mais importantes da Mitsubishi que não gostaria de ter participado da conferência que anunciou a tratativa de fusão. Outros portais afirmam que a Mitsubishi sempre tentou trabalhar para se manter independente, com ou sem o sucesso da parceria.
O que a Mitsubishi poderia oferecer à parceria?
Apesar de não ter participação expressiva na América e na Europa - onde boa parte de seus produtos são Renault rebatizados -, a Mitsubishi é muito forte no sudeste asiático, onde oferece modelos acessíveis e com baixo custo de produção.
Além disso, a marca japonesa possui vasta experiência na produção de modelos híbridos plug-in, graças ao Outlander equipado com essa tecnologia. Vale ressaltar que o Outlander PHEV chegou a ser o híbrido plug-in mais vendido do planeta.
Acompanhe o VRUM também noYouTubee noDailymotion!