A Rodovia Dutra (BR-116) será a primeira do Brasil a ganhar o pedágio eletrônico Free Flow por trecho percorrido no Brasil. Desta forma, os motoristas vão pagar uma tarifa mais alta nos horários de maior congestionamento. No total, serão instalados 21 pórticos de pedágios entre os Km 205 (Arujá) e Km 230 (São Paulo). A cobrança será apenas condutores que trafegarem pela via expressa da rodovia.
As informações foram confirmadas pela diretora-presidente da CCR Rio-SP, Carla Fornasaro, nesta quinta-feira (20). Segundo a executiva, o sistema será implementado até julho deste ano e visa beneficiar os contribuintes que circulam por trajetos curtos da Dutra.
"Trata-se de um modelo completamente novo, que vai beneficiar principalmente os motoristas que percorrerem trajetos curtos pela Dutra. São 350 mil veículos que passaram diariamente por esse trecho de São Paulo", disse Fornasaro, durante o Seminário sobre Free Flow, promovido pela Fetcesp (Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo).
À revista Quatro Rodas, o gerente da CCR, Cléber Chinelato, explicou que os condutores serão avisados sobre as tarifas do pedágio via grandes painéis digitais. Além disso, ele ressaltou o fato dos motoristas terem a opção de escolher a pista marginal, sem qualquer tipo de cobrança.
"A intenção é tornar a via expressa um trecho de trânsito rápido, portanto essa será a vantagem do motorista optar pela via pedagiada", comentou Chinelato. Quanto ao valor da tarifa, ainda não há preços definidos. "Sabemos que teremos tarifas maiores nos horários de pico de congestionamento e menores nos períodos mais tranquilos", finalizou o gerente.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!