x
UAI
NOS EUA

Tesla anuncia recall de 380 mil veículos por falha na direção hidráulica

Defeito pode ser encontrado nos carros Model 3 e Model Y fabricados em 2023

Publicidade
Tesla Model Y ficou com linhas ainda mais minimalistas no exterior
Tesla Model Y ficou com linhas ainda mais minimalistas no exterior Foto: Divulgação

A Tesla anunciou, nesta sexta-feira (21), um recall de cerca de 380 mil veículos, nos Estados Unidos, por causa de uma falha na assistência de direção hidráulica. Segundo o comunicado emitido pela montadora, o defeito pode ser apresentado nos sedãs Model 3 e Model Y, na linha de 2023, que são equipados com versões mais antigas de um software.

O recall, inclusive, acontece após alguns donos do Model 3 e Model Y reclamarem publicamente. Em alguns relatos, os clientes da Tesla afirmaram que a direção estava mais pesada do que o habitual. Outros motoristas chegaram a dizer que tiveram perda total do controle do veículo por causa do defeito. 

A Tesla, que tem o bilionário Elon Musk como CEO, disse que o problema foi identificada como uma quebra de sobretensão, que coloca estresse indevido nos componentes de acionamento do motor dentro da placa de circuito. Esse mau funcionamento pode levar à falha do sistema de assistência da direção hidráulica. 

Até o momento, a Tesla afirma que não recebeu nenhum relato de pessoas feridas em decorrência do defeito. A fabricante, ainda, alega que a falha de software é facilmente solucionada e não demanda muito tempo ou investimento. 

Em janeiro, a montadora norte-americana já havia feito um recall para 240 mil veículos. Na ocasião, foi encontrada uma falha na câmera traseira de alguns modelos, como o Model 3 e o Model S, ambos an 2024/2025, e nos Model X e Model Y dos anos 2023 a 2025. 

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!