Pensando em um SUV com bom porta-malas, ou prefere o visual cupê bem moderno? Citroën e Fiat oferecem modelos com essas características e preços similares no mercado de zero km. Mas qual levar para sua garagem? O Citroën Basalt Shine custa R$ 117.100, enquanto o Fiat Fastback mais acessível parte de R$ 119.990.
Qual SUV é maior?
Na fita métrica, o Basalt registra 4,34 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,58 m de altura, 2,64 m de entre-eixos e 18 cm de altura mínima em relação ao solo.
O Fiat, por sua vez, é um pouco maior em comprimento, mas perde em relação à cabine, medindo 4,42 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,54 m de altura e 2,53 m de entre-eixos. A altura mínima em relação ao solo é de 19,2 cm.
Em termos de porta-malas, quem vence é o SUV da Fiat, com 516 litros de espaço para as bagagens. Entretanto, o Basalt não fica devendo, e conta com 490 litros no bagageiro. Priorizando espaço para as pernas dos ocupantes, o franco-fluminense precisou sacrificar porta-malas, mas o espaço ainda é bem razoável.
Quem vai mais longe?
Basalt e Fastback compartilham o mesmo motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque com etanol, ou 125 cv e 20,4 kgfm de torque com gasolina, sempre acoplado a uma transmissão do tipo CVT com 7 velocidades simuladas.
No Fiat, o tanque de combustível tem 47 litros e as médias de consumo aferidas pelo Inmetro são as seguintes:
Cidade: 11,9 km/l (Gasolina) e 8,4 km/l (Etanol)
Estrada: 14,6 km/l (Gasolina) e 10,2 km/l (Etanol)
Portanto, com apenas um tanque de gasolina, o Fastback percorre 559,3 km na cidade e 686,2 km na estrada. Com etanol, esses números são de 394,8 km e 479,4 km.
O Basalt apresenta o mesmo tanque de combustível de 47 litros e médias de consumo relativamente parecidas, segundo o Inmetro.
Cidade: 11,9 km/l (Gasolina) e 8,3 km/l (Etanol)
Estrada: 13,7 km/l (Gasolina) e 9,6 km/l (Etanol)
Logicamente, com um tanque de gasolina em ciclo urbano, o Basalt pode percorrer até 559,3 km, enquanto na estrada a autonomia sobe para 643,9 km. Com etanol, o alcance urbano é de 390,1 km, e em rodovias o SUV percorre 451,2 km.
Equipamentos de série
Apesar dos preços parecidos, são carros de segmentos diferentes, e isso causa impacto direto na lista de equipamentos oferecidos. Enquanto o Basalt Shine é o topo da gama de um SUV de entrada, o Fastback Turbo 200 é a versão destinada para fazer o modelo ser acessível ao público PCD, e por isso perde diversos itens para ficar abaixo do preço de R$ 120 mil.
Citroën Basalt Shine
- 4 airbags
- Ar-condicionado automático e digital
- Bancos com revestimento premium
- Câmera de ré
- Chave canivete
- Limitador e regulador de velocidade
- Direção com assistência elétrica
- Multimídia de 10” com conexão sem fio
- Painel de instrumentos de 7”
- Retrovisores elétricos
- Sensor de estacionamento traseiro
- Câmera de ré
- Volante com ajuste de altura
- 3 portas USB-A
- Rodas de 16” com acabamento diamantado
Fiat Fastback Turbo 200
- 4 airbags
- Bancos em tecido
- Ar-condicionado automático e digital
- Câmera de ré
- Multimídia de 8,4” com conexão sem fio
- Direção com auxílio elétrico
- Faróis em LED
- Painel de instrumentos analógico com tela de 3,5”
- Rodas de 17”
- Retrovisores externos com regulagem elétrica e função tilt down
- Saídas de ar-condicionado para os ocupantes traseiros
- Sensor de estacionamento traseiro
- Duas saídas USB-A e uma USB–C
Qual SUV levar para casa?
Apesar de mais caro, o Fastback entrega mais espaço para bagagem e uma lista de equipamentos um pouco mais interessante, além disso, o SUV da Fiat oferece uma qualidade de construção levemente superior à apresentada pelo modelo vendido pela Citroën.
Considerando os preços oficiais, o principal critério para decidir qual levar é justamente a utilização do futuro proprietário. Quem precisa de mais bagageiro deve buscar o Fastback, mas se o foco é transporte dos ocupantes com mais espaço para as pernas, o Citroën é o vitorioso.
Além disso, nas concessionárias, o Basalt é bem mais acessível que o Fastback. O próprio site da marca oferece o SUV cupê topo de linha com descontos de R$ 11,2 mil, o que reduz o preço para R$ 105.899.
Considerando os preços promocionais, e a diferença pequena entre os bagageiros, o Citroën Basalt se apresenta como uma escolha mais racional para o cliente que busca um SUV cupê.
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