A Volkswagen reafirmou nesta segunda-feira (24) em nota oficial, a confirmação da produção de uma picape inédita. O modelo em questão é chamado internamente de Udara (projeto VW 247). A empresa também comemorou a produção de 500 mil unidades do T-Cross, além da fábrica de São José dos Pinhais (PR) ter somado mais de 3 milhões de veículos produzidos em 26 anos.
Após ter confirmado em junho passado a produção de uma picape inédita, a Volkswagen voltou a comentar sobre a picape Udara. A fabricação do projeto VW 247 irá ocorrer na planta do Paraná, com o objetivo de disputar o segmento de picapes compactas/médias, como a Fiat Toro, Chevrolet Montana, Ford Maverick e a futura Renault Niagara. Ela também irá atender à exportação, como informou César Drazul, gerente da unidade paranaense.
A fábrica de São José dos Pinhais receberá R$ 3 bilhões, parte de um pacote de R$ 16 bilhões da montadora no país até 2028. Segundo Drazul, a picape inédita “promete revolucionar o segmento”, embora detalhes como data de lançamento e especificações completas ainda não tenham sido revelados.
"Os investimentos na fábrica do Paraná também serão utilizados para a fabricação de uma pick-up inédita para o mercado brasileiro e exportação, será um modelo incrível que promete revolucionar o segmento. Aguardem!"
por César Drazul, Plant Manager da fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais
O desenvolvimento da Udara já está em curso. Em 2024, o modelo foi flagrado em testes no Brasil, utilizando carrocerias de outros veículos como “mulas” – prática comum na indústria para avaliar componentes antes do design final.
Primeiro, um Virtus apareceu com para-lamas alargados; depois, imagens mostraram um Tiguan adaptado, com eixo rígido traseiro e molas semi-elípticas, configuração semelhante à da Fiat Strada, voltada para robustez e capacidade de carga.
Ver essa foto no Instagram
Testes também indicaram a presença de um engate traseiro, sugerindo foco na capacidade de reboque. A plataforma escolhida é a MQB A0, a mesma de Polo, Virtus, Nivus e T-Cross, com estimativas de 4,75 metros de comprimento e 2,80 metros de entre-eixos, posicionando a Udara entre a Saveiro e a Amarok.
O motor previsto é o 1.5 eTSI flex Evo2 com sistema híbrido leve de 48V de 150 cv e 25,5 kgfm, associado a um câmbio automático de seis marchas e tração dianteira. Essa motorização é a aposta da VW nos propulsores híbrido-leve (MHEV) com tecnologia flex, produzido em São Carlos (SP).
Na mesma nota, a Volkswagen celebrou a produção de 500 mil unidades do T-Cross, SUV compacto também fabricado em São José dos Pinhais desde 2019. Em 2024, o modelo liderou as vendas de SUVs no Brasil, com 83.995 unidades emplacadas, e na América do Sul, com 98.200 unidades.
Ele também se destacou entre os três veículos mais exportados pela marca no país, com 17.246 unidades enviadas a 17 destinos, como Argentina, Chile, Colômbia e Peru. Renovado em 2024, o T-Cross ganhou faróis Full LED e lanternas traseiras LED de série, além do sistema VW Play em todas as versões.
Os motores disponíveis são o 200 TSI (versões 200 e Comfortline) e o 250 TSI (Highline), com câmbio automático de seis marchas, alcançando zero a 100 km/h em 10 segundos e 8,6 segundos, respectivamente.
A fábrica paranaense também ampliará a produção do Virtus em 2025, complementando a unidade de São Bernardo do Campo (SP). O sedã, que divide a plataforma MQB A0 com o T-Cross e a futura Udara, terá volumes adicionais fabricados em São José dos Pinhais.
A unidade utiliza tecnologias como inspeção por inteligência artificial na estamparia, pintura e montagem, além de laboratórios de realidade virtual para otimizar processos produtivos.
Em relação ao mercado, no Brasil, a Volkswagen vendeu 400.379 veículos, alta de 16% em relação a 2023, contra um crescimento de 14,1% do mercado nacional. Na América do Sul, foram 497 mil unidades, aumento de 13,6%, enquanto o mercado regional cresceu 6,4%.
O Brasil permaneceu como o terceiro maior mercado global da Volkswagen, atrás de China e Alemanha. Nas exportações, a montadora registrou 90.142 unidades embarcadas, crescimento de 43% ante 62.834 em 2023, com Polo (29.751), Saveiro (23.720) e T-Cross (17.246) liderando, enquanto o mercado de veículos leves no país teve queda de 1,6%, segundo a Anfavea.
- Confira os vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!