A General Motors, dona da marca Chevrolet, anunciou que vai transportar seus carros em caminhões movidos a gás natural (GNV). Inicialmente, a parceria com o Grupo SADA contempla o trajeto entre a fábrica em São Caetano do Sul (SP) e a sede da SADA, em São Bernardo do Campo (SP). Em comunicado divulgado nesta terça-feira (25), a GM disse que a medida visa descarbonizar suas operações e deve reduzir em 108 toneladas de emissões de CO2 ao ano.
“Globalmente, a General Motors tem o compromisso de construir um futuro mais sustentável. Este projeto de parceria com o Grupo SADA é um primeiro passo no Brasil para termos caminhões menos poluentes transportando nossos veículos em todo o país”, destaca Carlos Bibi, diretor-executivo de Compras e Supply Chain da GM América do Sul.
Marcelo Loureiro, diretor Comercial do Grupo SADA, reforça: "A indústria de transportes desempenha um papel essencial na redução de emissões globais. A transição para o GNV é um marco na busca por exportações mais sustentáveis e eficientes."
Outras iniciativas
A GM já desenvolve outros projetos para diminuir a emissão de CO2. No texto, a montadora destacou as seguintes iniciativas:
- Uso da cabotagem: Transporte marítimo de peças na região Norte do Brasil, aproximadamente 340 toneladas de CO? por ano em comparação ao modal rodoviário.
- Rebocadores elétricos: Implementação de 50 equipamentos movidos a baterias de lítio, evitando 1,5 tonelada de CO? anualmente.
- Digitalização de processos: Substituição de 2 milhões de folhas de papel por sistemas eletrônicos de rastreabilidade, equivalente ao plantio de 267 árvores.
- Transporte com veículos elétricos e a gás: Em parceria com JSL e Ceva Logistics, caminhões elétricos e a gás transportam peças entre fábricas e entregas
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas