x
UAI
Visual ousado

Toyota dá pistas sobre novo SUV elétrico anti-BYD

Modelo será apresentado oficialmente no dia 11 de março, mas dificilmente será vendido no Brasil

Publicidade
Tease de novo SUV compacto mostra design agressivo
Tease de novo SUV compacto mostra design agressivo Foto: Divulgação

Uma das principais rivais da Toyota é a fabricante chinesa BYD, que chegou com estratégias agressivas nos mercados de carros híbridos, outrora dominado pela Toyota. Para equilibrar o jogo, a fabricante japonesa irá lançar um novo SUV compacto 100% elétrico para tentar se estabilizar no segmento e roubar vendas da rival

Em um teaser misterioso, a Toyota confirmou o lançamento de um modelo “completamente novo, empolgante e surpreendente” no dia 12 de março. No trailer, a marca define o carro com:  “design elegante”, “direção dinâmica”, “espaçoso e confortável” e “força elétrica”.

O trailer não mostra muito, nem mesmo o nome da novidade, mas é possível ver uma silhueta cupê, que lembra bastante o conceito “bZ Compact”, apresentado em 2022, e que deve ter muito de seu design transferido para o modelo final, como é tradicional na Toyota.

Toyota bZ Compact foi apresentado em novembro de 2022 e deve inspirar novo lançamento
Toyota bZ Compact foi apresentado em novembro de 2022 e deve inspirar novo lançamento Foto: Divulgação

O bZ Compact mede 4,54 metros de comprimento, o que o faz maior que o BYD Yuan Plus (4,45m ), que deve ser um dos principais rivais desse modelo nos mercados da China e da Europa. 

Na Europa, a Toyota já apresentou um modelo ainda menor (4,28 m) e 100% elétrico, o Urban Cruiser, que conta com linhas mais simples, base de Suzuki, e oferece três opções de motorização.

Linhas ousadas são características da linha de elétricos bZ
Linhas ousadas são características da linha de elétricos bZ Foto: Divulgação

As opções de entrada oferecem tração dianteira e potência variando entre 144 cv e 174 cv, dependendo do escolhido pelo cliente. A versão topo de linha conta com dois motores, tração integral, e 184 cv de potência. As baterias são de 49 kWh para a versão de motor dianteiro e 61 kWh para quem optar por tração integral.

A expectativa é que o SUV baseado no bz Compact utilize o mesmo conjunto de motores e baterias do Urban Cruiser, mas deverá ser mais caro, justamente para atender os clientes da Toyota que esperam um produto mais refinado.