Uma das principais rivais da Toyota é a fabricante chinesa BYD, que chegou com estratégias agressivas nos mercados de carros híbridos, outrora dominado pela Toyota. Para equilibrar o jogo, a fabricante japonesa irá lançar um novo SUV compacto 100% elétrico para tentar se estabilizar no segmento e roubar vendas da rival.
Em um teaser misterioso, a Toyota confirmou o lançamento de um modelo “completamente novo, empolgante e surpreendente” no dia 12 de março. No trailer, a marca define o carro com: “design elegante”, “direção dinâmica”, “espaçoso e confortável” e “força elétrica”.
O trailer não mostra muito, nem mesmo o nome da novidade, mas é possível ver uma silhueta cupê, que lembra bastante o conceito “bZ Compact”, apresentado em 2022, e que deve ter muito de seu design transferido para o modelo final, como é tradicional na Toyota.
O bZ Compact mede 4,54 metros de comprimento, o que o faz maior que o BYD Yuan Plus (4,45m ), que deve ser um dos principais rivais desse modelo nos mercados da China e da Europa.
Na Europa, a Toyota já apresentou um modelo ainda menor (4,28 m) e 100% elétrico, o Urban Cruiser, que conta com linhas mais simples, base de Suzuki, e oferece três opções de motorização.
As opções de entrada oferecem tração dianteira e potência variando entre 144 cv e 174 cv, dependendo do escolhido pelo cliente. A versão topo de linha conta com dois motores, tração integral, e 184 cv de potência. As baterias são de 49 kWh para a versão de motor dianteiro e 61 kWh para quem optar por tração integral.
A expectativa é que o SUV baseado no bz Compact utilize o mesmo conjunto de motores e baterias do Urban Cruiser, mas deverá ser mais caro, justamente para atender os clientes da Toyota que esperam um produto mais refinado.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!