O novo sistema de pedágio 100% autônomo, amplamente utilizado na Europa, chegou ao Brasil. Em janeiro deste ano, a concessionária Ecovias decidiu implementar a cobrança sem interação humana na BR-080, exatamente na praça de Santa Rita do Novo Destino, em Goiás, localizada a cerca de 200 km da capital Goiânia.
Desta forma, os motoristas que passam pelo local conseguem pagar o pedágio de forma automática, sem o auxílio de um funcionário. A situação não muda para quem já assina as tags automáticas. Segundo a concessionária, somente no mês passado, cerca de 40 mil condutores passaram pela praça. A expectativa da Ecovias é implantar o pedágio 100% autônomo em outros locais nos próximos meses.
Como funciona?
A Ecovias divulgou um vídeo mostrando como funciona na praça 100% autônoma. Como é possível ver acima, os contribuintes podem realizar o pagamento tanto no cartão (crédito/débito) ou no dinheiro. Neste momento de implantação, de acordo com a concessionária, os operadores e colaboradores seguem atuando no local para auxiliar os motoristas com o novo sistema.
Veja como pagar:
- O motorista leva o carro até a cabine normalmente;
- Em seguida, ao se aproximar do equipamento, ele poderá escolher a forma de pagamento;
- Caso escolha o cartão, há uma máquina onde é possível inseri-lo;
- Após digitar a senha, o condutor deve efetuar o pagamento e pegar o comprovante;
- Se optar pelo dinheiro, basta inserir as notas e/ou moedas no local indicado e esperar o troco;
- Por fim, o motorista poderá seguir viagem.
O autoatendimento já é adotado em outras rodovias, mas não em todas as cabines. A ideia da Ecovias é fazer com que o motorista não enfrente longas filas ao passar no pedágio.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas