x
UAI
NÚMEROS CHAMAM ATENÇÃO

Carros elétricos: ataques de hackers aumentam 39%, diz estudo

Os crimes cibernéticos têm diferentes finalidades, como procura por informações pessoais, tentativas de fraude e até a busca por pagamentos de resgate

Publicidade
Entre os três veículos da frente, da direita para a esquerda, está o conceito Kia EV4, o Kia EV5 e o conceito Kia EV9.
Entre os três veículos da frente, da direita para a esquerda, está o conceito Kia EV4, o Kia EV5 e o conceito Kia EV9. Foto: Entre os três veículos da frente, da direita para a esquerda, está o conceito Kia EV4, o Kia EV5 e o conceito Kia EV9.

Os ataques de hackers contra carros elétricos e produtos automotivos aumentaram em cerca de 39% em 2024. Essa, ao menos, é a constatação feita pelo Relatório Global de Segurança Cibernética Automotiva e Mobilidade Inteligente de 2025 da Upstream. Os resultados foram divulgados nesta semana. 

O estudo contabilizou 409 ataques cibernéticos contra os veículos eletrificados em 2024, um aumento de 38,6% em comparação com o ano anterior, quando foram registrados 295. Segundo a Upstream, os ataques estão se tornando mais comuns e de maior risco à medida em que dispositivos, aplicativos e outras ferramentas conectam entre si.

Ainda de acordo com o levantamento da empresa, 59% dos ataques aos carregamentos de veículos elétricos de 2024 tiveram o potencial de impactar milhões de dispositivos, como os próprios carros e smartphones.

"Não é necessariamente o número de ativos, é a conectividade e o fato de todos eles estarem interconectados que aumenta o risco drasticamente”, disse Shira Sarid-Hausirer, vice-presidente de marketing da Upstream.

Os crimes cibernéticos têm diferentes finalidades, como procura por informações pessoais, tentativas de fraude até a busca por pagamentos de resgate aos criminosos em troca da liberação de controle do sistema ou dados.

A Upstream, desta forma, finaliza seu estudo afirmando que as montadoras de carros elétricos ainda têm um grande trabalho no aperfeiçoamento dos sistemas de segurança. Algumas fabricantes foram citadas no relatório, como Kia, Ferrari, BMW, Rolls-Royce e Porsche. 

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!