Nesta quinta-feira (27), a BYD juntou a imprensa especializada no porto de Aracruz, no Espírito Santo, para ver de perto o navio Explore 1 que trouxe cerca de 2 mil veículos. Um dos modelos que vieram junto foi o BYD Denza B5, um SUV híbrido plug-in de 686 cv. O modelo será vendido no Brasil como Denza B5.
O SUV de luxo oferece 4,90 metros de comprimento, 1,97 m de largura e 1,92 m de altura, com um entre-eixos de 2,80 m. O B5 será o pontapé inicial da submarca de luxo Denza por aqui, com vendas previstas em lojas separadas das BYD comuns.
Na motorização, o Denza B5 traz um motor 1.5 turbo a gasolina de 197 cv, que atua mais como gerador, mas pode tracionar as rodas dianteiras se necessário. Junto dele, dois motores elétricos: um dianteiro de 272 cv e outro traseiro de 387 cv, somando 686 cv e 77,5 kgfm de torque.
Isso leva o SUV de 2.890 kg ir de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. A bateria de 31,8 kWh dá 125 km de autonomia elétrica (pelo ciclo chinês CLTC), e no modo híbrido o alcance total chega a 1.200 km, segundo a BYD. A montadora chinesa quer concorrer com o mercado de luxo off-road, como o Jeep Wrangler Rubicon e o Land Rover Defender.
A suspensão é outro destaque. Nas versões topo de linha, o Denza B5 vem com o sistema ativo DiSus-P, hidráulico, que ajusta a altura em até 14 cm e controla os movimentos da carroceria em três direções — horizontal, vertical e longitudinal.
Isso garante um vão livre máximo de 31 cm, com ângulo de ataque de 35° e saída de 32°. A bateria, encaixada entre as longarinas do chassi DMO (o mesmo da picape Shark), tem placas de alumínio na base para proteção extra.
No interior, o Denza B5 tem três telas: uma de 12,3 polegadas pro motorista, outra de 15,6 polegadas para multimídia e uma terceira de 12,3 polegadas para o passageiro — essa última, porém, deve ser desativada no Brasil por regras locais.
O console central traz botões iluminados e um seletor de câmbio estiloso, além de uma geladeira para quatro garrafas d’água.
O preço ainda não se sabe, mas na China o modelo varia de 290 mil a 353 mil yuans (R$ 205 mil a R$ 250 mil na conversão direta). Aqui, com impostos e custos locais, deve superar os R$ 500 mil.
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