x
UAI
E O PREÇO?

BYD Denza B5: montadora chinesa desembarca seu próximo lançamento

SUV de 686 cv desembarca em navio da BYD e marca estreia da Denza no país

Publicidade
BYD Denza B5 no porto de Aracruz, no Espírito Santo
BYD Denza B5 no porto de Aracruz, no Espírito Santo Foto: João Buffon/Guia do Carro

Nesta quinta-feira (27), a  BYD juntou a imprensa especializada no porto de Aracruz, no Espírito Santo, para ver de perto o navio Explore 1 que trouxe cerca de 2 mil veículos. Um dos modelos que vieram junto foi o BYD Denza B5, um SUV híbrido plug-in de 686 cv. O modelo será vendido no Brasil como Denza B5.

O SUV de luxo oferece 4,90 metros de comprimento, 1,97 m de largura e 1,92 m de altura, com um entre-eixos de 2,80 m. O B5 será o pontapé inicial da submarca de luxo Denza por aqui, com vendas previstas em lojas separadas das BYD comuns.

Na motorização, o Denza B5 traz um motor 1.5 turbo a gasolina de 197 cv, que atua mais como gerador, mas pode tracionar as rodas dianteiras se necessário. Junto dele, dois motores elétricos: um dianteiro de 272 cv e outro traseiro de 387 cv, somando 686 cv e 77,5 kgfm de torque. 

Isso leva o SUV de 2.890 kg ir de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. A bateria de 31,8 kWh dá 125 km de autonomia elétrica (pelo ciclo chinês CLTC), e no modo híbrido o alcance total chega a 1.200 km, segundo a BYD. A montadora chinesa quer concorrer com o mercado de luxo off-road, como o Jeep Wrangler Rubicon e o Land Rover Defender.

BYD Denza B5 no porto de Aracruz, no Espírito Santo
BYD Denza B5 no porto de Aracruz, no Espírito Santo Foto: João Buffon/Guia do Carro

A suspensão é outro destaque. Nas versões topo de linha, o Denza B5 vem com o sistema ativo DiSus-P, hidráulico, que ajusta a altura em até 14 cm e controla os movimentos da carroceria em três direções — horizontal, vertical e longitudinal. 

Isso garante um vão livre máximo de 31 cm, com ângulo de ataque de 35° e saída de 32°. A bateria, encaixada entre as longarinas do chassi DMO (o mesmo da picape Shark), tem placas de alumínio na base para proteção extra.

No interior, o Denza B5 tem três telas: uma de 12,3 polegadas pro motorista, outra de 15,6 polegadas para multimídia e uma terceira de 12,3 polegadas para o passageiro — essa última, porém, deve ser desativada no Brasil por regras locais. 

BYD Denza B5 no porto de Aracruz, no Espírito Santo
BYD Denza B5 no porto de Aracruz, no Espírito Santo Foto: João Buffon/Guia do Carro

O console central traz botões iluminados e um seletor de câmbio estiloso, além de uma geladeira para quatro garrafas d’água.

O preço ainda não se sabe, mas na China o modelo varia de 290 mil a 353 mil yuans (R$ 205 mil a R$ 250 mil na conversão direta). Aqui, com impostos e custos locais, deve superar os R$ 500 mil.