A Volkswagen apresentou na Marquês de Sapucaí, em pleno Domingo de Carnaval, o inédito Tera. O novo SUV compacto da marca que chega até junho para enfrentar Renault Kardian e Fiat Pulse. Produzido a partir da plataforma MQB A-0 - assim como o Polo - o Tera ficará posicionado abaixo do Nivus na gama de SUVs da marca.
Totalmente desenvolvido no Brasil, o Tera contará com 81% de suas peças produzidas localmente.
Serão quatro versões, com a topo de linha sendo a Outfit. Segundo a Volkswagen, a versão mais cara irá oferecer painel de instrumentos digital, multimídia VW play connect, ar-condicionado digital, carregador de celular por indução e até iluminação ambiente.
O conjunto óptico é totalmente em LED, com as luzes de rodagem diurna divididas, o único modelo da marca com essa característica. Na traseira, o destaque é para as lanternas, que contam com o efeito “click-clack”, que usa padrão diferente para as luzes de posição e de freio.
Internamente, o modelo conta com mais detalhes de acabamento. A Volkswagen dedicou tempo adicional na confecção de novas texturas para as peças plásticas. São pelo menos quatro saídas USB-C. O espaço para os ocupantes é muito semelhante ao apresentado pelo Polo, bem como o porta-malas.
Com porte similar aos seus principais rivais, o Tera Outfit oferece rodas de 17 polegadas com acabamento diamantado, freios a disco nas quatro rodas e mais detalhes que serão divulgados no futuro.
Motor ainda é mistério
A versão mostrada para a imprensa é a topo de linha. A motorização não foi confirmada pela Volkswagen, somente que o propulsor é 1.0 turbo. A versão de entrada deste motor, a 170 TSI, atualmente equipa Polo e Virtus, onde entrega 116 cv e 16,8 kgfm de torque quando abastecido com etanol.
Na gasolina, a potência cai para 109 cv e o torque passa a ser de 16,8 kgfm.
Quando chega?
Com quatro versões prometidas e uma edição especial limitada ventilada por executivos da marca, o lançamento oficial do Tera acontecerá ainda no primeiro semestre, entre abril e junho.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!