x
UAI
100% do Brasil

Volkswagen Tera quer seguir os passos do Nivus rumo à Europa

SUV de entrada planeja atravessar o oceano, porém com novo nome

Publicidade
Volkswagen Tera
Volkswagen Tera Foto: Divulgação/Volkswagen

O Volkswagen Tera fez sua estreia oficial no Brasil no último domingo (2), em pleno Sambódromo do Rio de Janeiro, marcando a chegada do SUV de entrada da marca ao mercado nacional. Desenvolvido 100% no Brasil pelo designer-chefe da Volkswagen nas Américas, José Carlos Pavone, o Tera já tem planos para rodar na Europa e África a partir de 2027 sob outro nome, assim como ocorreu com o Nivus.   

O modelo utiliza a plataforma MQB A0, a mesma do Polo, Nivus e T-Cross, chega para concorrer com Fiat Pulse e Renault Kardian na faixa de SUVs compactos acessíveis. A produção começa em Taubaté (SP) ainda em 2025, mas o projeto vai além: unidades pré-série já foram enviadas para África do Sul, onde ele será fabricado na planta de Kariega a partir de 2027, de acordo com a Quatro Rodas. 

Volkswagen Tera
Volkswagen Tera Foto: Divulgação/Volkswagen

Com motorização confirmada, o Tera terá opções conhecidas da VW. A versão básica vem com o 1.0 MPI aspirado de 84 cv e 10,3 kgfm de torque com câmbio manual, enquanto as intermediárias e topo de linha trazem o 1.0 170 TSI turbo flex, com 109/116 cv (gasolina/etanol) e 16,8 kgfm, acoplado a um câmbio automático de seis marchas.

O modelo, menor que o Nivus, não terá versões híbridas ou elétricas por aqui (pelo menos não por enquanto) — um foco claro em combustão para mercados emergentes. Na Europa, ele foi flagrado em testes na neve antes do lançamento, e na África do Sul terá produção própria em dois anos.  

O projeto nasceu em 2018, mas a pandemia e a crise dos semicondutores jogaram o lançamento para 2025. Na América Latina, ele abastecerá países como México, Argentina e Uruguai direto de Taubaté, enquanto na África já foi registrado em Gana, Egito, Marrocos, Argélia, Quênia e Tunísia. 

Volkswagen Tera
Volkswagen Tera Foto: Divulgação/Volkswagen

Só que o nome “Tera” não vai para todos os lados, já que na África do Sul, ele mudará por causa da semelhança com o Nissan Terra, um SUV local. A Quatro Rodas diz que o novo nome será definido ainda em março de 2025, podendo manter o visual, mas com outro nome.  

No Brasil, o Tera irá dividir a linha de montagem de Taubaté com o Polo, com vendas começando entre maio e junho de 2025. A Volkswagen investiu R$ 13 bilhões nas plantas paulistas dentro do aporte de R$ 16 bilhões no Brasil até 2028. A Volkswagen prevê o lançamento de 16 novos veículos até 2028.

 Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!