Há quem acredite que os sedãs estão com os dias contados no mercado automotivo, mas a Volvo se recusa a deixar um de seus tradicionais segmentos no passado e apresentou pela primeira vez um sedã 100% elétrico. Nesta quarta-feira (5), a empresa sueca mostrou as imagens oficiais do ES90, seu sexto carro elétrico.
O novo ES90 é o primeiro Volvo construído com arquitetura elétrica de 800 Volts, o que permite recargas mais velozes e maior aproveitamento energético na saída das baterias. Isso faz com que o ES90 seja o Volvo com maior alcance e com recarga mais veloz já fabricado.
A nova arquitetura é capaz de recuperar 300 km em apenas 10 minutos - usando carregadores de 350 kW -, quase metade dos 700 km de alcance total apresentado pelo ES90, aferidos pelo padrão de teste WLTP.
Esse alcance é possível não só por conta das baterias, mas também pelo desenho eficiente. A Volvo declara que o coeficiente aerodinâmico do ES90 é de 0.25, e quanto menor esse número, menos esforço o veículo faz para cortar a resistência do ar, logo, demanda menos energia para se mover.
Em termos visuais, o ES90 traz elementos já vistos em demais carros da marca como EX30 e EX90, ambos elétricos. As lanternas trazem o desenho que lembra o martelo de Thor horizontalizado, bem como luzes auxiliares verticais.
O desenho das portas extremamente quadrado chama a atenção, bem como caimento de teto e a forma abrupta como a traseira é desenhada, o que dá a impressão de ser um sedã “compacto”. Alguns detalhes apresentam semelhança com o Polestar 2, apresentado em 2020.
O visual traseiro é similar ao visto no EX90 e as lanternas com formato em C são o grande destaque de uma seção sem grandes detalhes. A linguagem visual dos SUVs também foi adaptada ao sedã, que traz luzes extras no vidro traseiro.
O ES90 mede 5 metros de comprimento, mas é menor que o sedã a combustão S90 (5,09 m), mas vence o rival em termos de entre-eixos, com 3,1 metros, contra 3,06 m do rival. Em termos de capacidade, o ES90 oferece 424 litros de porta-malas, que pode ser ampliado para 733 litros com os bancos rebatidos. Debaixo do capô, há ainda 22 litros de capacidade extra, mas que geralmente é utilizado para armazenar os cabos de recarga.
Internamente, o ES90 segue a linha minimalista de design dos escandinavos, o que gera muitos debates. Todas as funções são controladas pela central multimídia vertical de 14,5 polegadas. Há uma parte da tela fixa que controla funções como luzes de emergência, ar-condicionado e outros detalhes importantes.
Há também uma tela auxiliar de 9 polegadas que repete algumas informações presentes na multimídia como a velocidade do veículo e placas de trânsito, por exemplo, que também são apresentadas no Head-up display, que projeta os mesmos grafismos no vidro dianteiro.
Utilizando materiais sustentáveis no interior, um dos grandes destaques do Volvo ES90 é o teto panorâmico, que segundo os suecos conta com proteção UV de até 99.9%. Haverá também a opção de vidro eletrocrômico, que muda a transparência do vidro conforme o determinado pela central multimídia.
Três opções de potência
Como os demais modelos da marca sueca, o ES90 será vendido nas configurações de um ou dois motores. A variante mais acessível conta apenas com o propulsor no eixo traseiro, mas garante 333 cv de potência e 48,9 kgfm de torque, o suficiente para alcançar os 100 km/h em 6,9 segundos.
A versão intermediária adiciona o motor dianteiro e combina a potência do modelo para 442 cv, e acelera em 5,3 segundos. Na opção topo de linha, a potência é de 670 cv e a aceleração até os 100 km/h acontece em cerca de 4 segundos.
Na Europa, a pré-venda do ES90 está disponível em três versões: Core 72.945 Euros (R$ 445,3 mil), Plus 77.065 Euros (R$ 472,6 mil) e Ultra 85.368 Euros (R$ 523,5 mil). Ainda não há previsão para o ES90 desembarcar no Brasil, entretanto, o SUV EX90 já possui algumas unidades no país e está em processo de pré-venda.
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