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LANÇAMENTO

Nova geração do Audi A6 Avant é apresentado e dá fôlego às station wagon

Modelo 2025 combina design elegante, potência híbrida e interior luxuoso que estreia na Europa

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Nova geração do Audi A6 Avant
Nova geração do Audi A6 Avant Foto: Divulgação/Audi

Na última terça-feira (4), a Audi tirou os panos do novo A6 Avant e apresentou detalhes da nova geração da perua. Com um design que mistura elegância e esportividade, tecnologia híbrida de ponta, o modelo chega para reforçar a nova geração dos carros da Audi para rivalizar com BMW Série 5 Touring, Mercedes E Estate e o Volvo S90.

Disponível na Europa a partir deste mês com preços começando em 58 mil euros (cerca de R$ 360 mil), o a nova station wagon não vem pro Brasil por agora, mas já dá uma prévia do que podemos esperar no futuro, até do RS6 Avant, vendido atualmente na geração passada por R$ 1.213.990.

O visual da nova geração do A6 Avant tem a grade frontal, mais larga e agressiva, com novos elementos e ladeada por grandes entradas de ar que ajudam a desviar o fluxo ao redor do carro. As linhas do capô são mais marcadas, e os faróis trazem LEDs com sete opções de assinaturas. 

Na traseira, o difusor e o spoiler no teto não são só enfeites: eles ajudam a garantir um coeficiente de arrasto de 0,25, o melhor entre as peruas a combustão da Audi até hoje.

A carroceria cresceu um pouco, agora com 4,99 metros de comprimento (6 cm a mais que a geração anterior) e uma distância entre eixos de 2,92 m. A largura, sem contar os retrovisores, é de 1,88 m. E, ao contrário de diversos carros de luxo, aqui as saídas de escapamento são de verdade – a Audi até fez questão de dizer que acabou com as falsas saídas, uma escolha que os fãs vão aplaudir.

Espaço não falta: são 503 litros no porta-malas com a segunda fileira em pé, expansíveis a 1.534 litros ao rebatê-los . A tampa traseira elétrica vem de série, com sensor de movimento para abrir com o pé, prático para quem tá com as mãos cheias.

Por baixo do capô, o A6 Avant 2025 traz na versão de entrada um 2.0 TFSI a gasolina, com 201 cv e 34,7 kgfm de torque, que leva 8,3 segundos para ir de 0 a 100 km/h e tração dianteira. Quem prefere diesel tem o 2.0 TDI, também com 201 cv, mas 40,8 kgfm, disponível com tração dianteira (7,9 s no 0 a 100) ou integral quattro (7 s). Ambos contam com o sistema híbrido-leve com uma bateria pequena de 48 volts que adiciona até 24 cv extras e permite rodar em modo elétrico em baixa velocidade, como por exemplo em um estacionamento ou em trânsito lento. 

Para quem busca mais emoção, a configuração topo de linha traz o 3.0 TFSI V6 turbo, com 362 cv e 56 kgfm, que manda potência para as quatro rodas via tração quattro e câmbio automático S tronic de dupla embreagem. Essa opção vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos, com velocidade máxima limitada a 250 km/h. 

A promessa é de uma condução mais suave e silenciosa, já que a Audi trabalhou pesado na acústica – desde suportes novos pro motor até ajustes nos dentes da transmissão para diminuir ruídos. Os modelos com rodas de 19 polegadas ou maiores ainda levam anéis de espuma nos pneus para reduzir vibrações.

O interior segue a mesma receita das novas gerações dos carros da marca alemã, como os novos A5 e Q5. O painel é dominado por três telas: uma de 11,9 polegadas para o painel de instrumento (o Virtual Cockpit), uma central de 14,5 polegadas pro sistema multimídia (levemente inclinada pro condutor) e uma opcional de 10,9 polegadas pro passageiro da frente. Tudo roda um sistema baseado em Android Automotive, com integração a apps e comandos por voz que até usam inteligência artificial.

Nova geração do Audi A6 Avant
Nova geração do Audi A6 Avant Foto: Divulgação/Audi

O teto panorâmico de vidro pode mudar de transparente para opaco com um toque, numa função que a Audi chama de “cortina digital”. E o som? Um sistema Bang & Olufsen com 3D e auto-falantes até nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros.

A suspensão padrão já é mais firme, com ajustes que deixam a direção mais direta – a marca mexeu na rigidez da barra de torção e nas buchas dos braços de controle para melhorar a resposta. 

Quem quiser mais pode optar pela suspensão a ar adaptativa, que regula altura e absorção de impactos automaticamente, ou pela direção nas quatro rodas, que gira as traseiras em sentido oposto às dianteiras em baixa velocidade (reduzindo o círculo de virada em até 1 metro) e na mesma direção em alta, para maior estabilidade.

Na Europa, o A6 Avant já pode ser encomendado a partir de março de 2025, com entregas previstas para o fim de maio. Por enquanto, nada de Brasil: a Audi não confirmou a vinda desse modelo pra cá, mas o sedã da mesma linha deve aparecer ainda em 2025.