x
UAI
COMPACTO

Volkswagen revela ID.1, hatch elétrico sucessor do Up!; veja

Com previsão de chegada ao mercado em 2027, o modelo é uma resposta da fabricante alemã à crescente demanda por veículos eletrificados

Publicidade
Volkswagen Id.1
Volkswagen Id.1 Foto: Divulgação/VW

Em um mundo cada vez mais voltado para a sustentabilidade, a Volkswagen se prepara para lançar o ID.1, um subcompacto elétrico que promete revolucionar o mercado automotivo. Com previsão de chegada ao mercado em 2027, o ID.1 é uma resposta da fabricante alemã à crescente demanda por veículos elétricos acessíveis e eficientes.

O conceito ID.Every1, apresentado recentemente, oferece um vislumbre do que esperar do ID.1. A Volkswagen busca posicionar este novo modelo com um preço competitivo de 20 mil euros, o que representa um esforço significativo para tornar os carros elétricos mais acessíveis ao público em geral. Este movimento é parte de uma estratégia mais ampla da marca para expandir sua linha de veículos elétricos, que começou com o lançamento do ID.3 em 2019.

Quais são as características do Volkswagen ID.1?

VW ID.1 posicionado de lado
Volkswagen Id.1 chega em 2027 Foto: Divulgação

O ID.1 será construído sobre a plataforma modular MEB, conhecida por sua flexibilidade e eficiência. Esta plataforma já foi utilizada em outros modelos da linha ID, como o ID.3 e o ID.4, e permite a criação de veículos com amplo espaço interno e tecnologia avançada. O ID.1, apesar de seu tamanho compacto, promete oferecer conforto e praticidade para os usuários urbanos.

Com dimensões de 3,88 metros de comprimento e 1,81 metro de largura, o ID.1 se posiciona entre o antigo Up! e o Polo, oferecendo espaço suficiente para quatro adultos e um porta-malas de 305 litros. O design exterior mantém as linhas tradicionais da Volkswagen, com um visual moderno e funcional que remete aos modelos clássicos da marca.

Como será a motorização do ID.1?

Volkswagen ID1 traseira
Volkswagen ID1 traseira Foto: Divulgação

O Volkswagen ID.1 será equipado com um motor elétrico de tração dianteira, capaz de gerar 95 cv de potência. Este conjunto permitirá ao veículo atingir uma velocidade máxima de 130 km/h, com uma autonomia mínima de 250 km no ciclo europeu WLTP. Embora os detalhes sobre as baterias ainda não tenham sido divulgados, espera-se que o ID.1 ofereça uma solução eficiente e sustentável para a mobilidade urbana.

Interior do Volkswagen ID.1
Interior do Volkswagen ID.1 Foto: Divulgação

A produção do ID.1 será realizada nas fábricas da Volkswagen na Espanha, em Martorell e Pamplona, onde também serão fabricados outros modelos elétricos para as subsidiárias Skoda e Cupra. Este esforço conjunto visa otimizar a produção e reduzir custos, tornando os veículos elétricos mais acessíveis ao consumidor final.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas