O governo de São Paulo anunciou que terá 58 pedágios free flow em rodovias estaduais até 2030. Atualmente, o estado tem três pedágios sem cancela, sendo que apenas um deles já multou mais de 1,1 milhão de motoristas por evasão. A medida faz parte do plano do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que vai dobrar a fiscalização nas principais estradas.
A EcoNoroeste implantará mais oito pórticos, enquanto a Via SPSerra irá operar dois pórticos no trecho norte do Rodoanel Mário Covas. A Novo Litoral instalará 15 novas estruturas, enquanto a CCR Sorocabana terá a maior ampliação, com 23 novas estruturas, e a Ecovias Raposo Castello contará com sete novos equipamentos.
Segundo o governo estadual, oito pórticos serão instalados ainda em 2025, sendo o primeiro trecho no Rodoanel Mário Covas, previsto para ser entregue em setembro e será operado pela concessionária Via SP Serra. Os outros sete serão instalados na malha administrada pela Concessionária Novo Litoral (CNL), abrangendo as regiões da Baixada Santista, Alto Tietê e Vale do Ribeira.
Tarifas
As tarifas, com base no cálculo de 2024, poderão ter variações. No lote da Rota Sorocabana, a variação é entre R$ 0,83 e R$ 12,20, dependendo do trecho percorrido. Além disso, haverá um Desconto de Usuário Frequente (DUF), que reduzirá a tarifa em 10% a partir da 11ª passagem e 20% a partir da 21ª. Usuários que utilizarem tags de pagamento automático terão um desconto adicional de 5%. Já as tarifas da Nova Raposo vão variar entre R$ 0,54 e R$ 4,84, dependendo do trecho percorrido, também haverá desconto para usuários frequentes.
Como realizar o pagamento do pedágio Free Flow?
As tarifas são cobradas de modo automático, através de câmeras e leitores de radiofrequência, que estão localizados onde ficariam as cancelas em pedágios tradicionais. Dessa forma, enquanto as placas, tanto da frente, quanto a traseira são fotografadas e identificadas, os leitores detectam qual o tipo de veículo está passando, para que a cobrança seja feita nos valores corretos.
Para aqueles que possuem as tags como por exemplo, a do Sem Parar, a cobrança é feita imediatamente após a leitura do adesivo ao passar pelo pedágio.
O sistema de pedágio eletrônico Free Flow pretende modernizar as rodovias brasileiras, permitindo que os motoristas paguem apenas pelo trecho que utilizam, sem precisar parar em praças de pedágio. No entanto, especialistas alertam para problemas que precisam ser resolvidos, como clonagem de veículos, falhas na leitura das tags e cobranças indevidas.
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