Quase duas semanas após o anúncio do Volkswagen Tera, a marca alemã deu início a fabricação do seu mais novo SUV no mercado brasileiro. A planta de Taubaté, no interior de São Paulo, será a responsável por toda a produção do Tera.
Parte do investimento de R$ 16 bilhões até 2028, o Tera é mais um modelo desenvolvido totalmente pela engenharia brasileira da Volkswagen. Para a produção do modelo foram contratados 260 novos operários, e a estimativa é que o número de empregos indiretos seja de até 2,6 mil.
Esse reforço na produção será necessário, uma vez que além de atender o mercado interno, o Tera será vendido nos demais países da América do Sul, mas também será exportado para o continente africano. Ao todo, o modelo que sairá de Taubaté estará presente em 25 países.
Apesar de ser um segundo evento sobre o Tera, a Volkswagen não apresentou mais informações sobre o modelo. A motorização, os dados oficiais de dimensões, desempenho e os preços, só serão oficializados no lançamento oficial do Tera, que acontecerá ainda no primeiro semestre.
O que esperar do novo Volkswagen Tera?
Baseado na plataforma MQB-A0, o Tera contará com o mesmo entre-eixos do Polo - outro modelo também produzido em Taubaté - e motor TSI de três cilindros. Ao que tudo indica, o SUV deve ser equipado com a configuração 170 TSI de 109/116 cv (gasolina/etanol) e 16,8 kgfm de torque, contando com transmissão automática de seis marchas ou manual de cinco velocidades.
Sabemos também que o Tera contará com quatro versões, com a topo de linha sendo chamada de “High”, além de oferecer o pacote outfit, já visto no Nivus, que traz detalhes escurecidos pela carroceria.
Nessa versão, o Tera vai oferecer painel de instrumentos Active Info Display de 10,25 polegadas - o mesmo de Polo e Nivus -, multimídia VW Play Connect de 10”, pacote Adas, faróis e lanternas em LED e carregador de celular por indução.
Contra quem o Tera vai brigar?
Apesar de ainda não ter os preços definidos, a Volkswagen já confirmou que o modelo será posicionado abaixo do Nivus, que hoje parte de R$ 143 mil. Logo, é de se esperar preços entre os 100 mil e 135 mil reais.
Isso o posiciona entre Renault Kardian, Fiat Pulse e até Citroën Basalt, apesar da proposta ser diferente. Além desses SUVs, o Tera ainda vai disputar espaço contra VW Polo, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix.
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