O segmento de SUVs é o que mais vende carros no Brasil e também o que mais apresenta inovações. Em 2024, Volkswagen Nivus e Peugeot 2008 passaram por reformulações importantes, com o franco-argentino recebendo uma geração completamente nova. Confira o comparativo entre os dois modelos:
Visual
À primeira vista, o grande trunfo do Peugeot 2008 é o visual “inédito” apresentado pelo SUV em agosto do ano passado. Totalmente diferente da geração anterior, o destaque da dianteira é o novo logotipo e o conjunto óptico. A lateral apresenta bastante recortes e a traseira é bem moderna.
No Volkswagen Nivus, as mudanças foram mais simples. A parte interior da grade dianeira agora está bem maior, enquanto a parte superior foi muito reduzida. Os elementos laterais do para-choque agora estão maiores e mais agressivos, e o conjunto óptico está mais fino e interligado por uma barra de LED.
A traseira também recebeu novidades nas lanternas, agora interligadas por iluminação, e no para-choque traseiro. Apesar disso, o Nivus manteve similaridades com o visual anterior.
Nesse caso, ponto para o Peugeot.
Interior
O interior do Nivus passou por melhorias nos plásticos e com o opcional do pacote outfit, há ainda o revestimento em couro no painel. O modelo conta com painel de instrumentos de 8” na versão de entrada e multimídia de 10” de série. Na versão highline, o painel é de 10”.
Já no 2008, a marca francesa aplica sua abordagem de i-cockpit com volante menor. A multimídia tem 10,25” de série, assim como o painel de instrumentos de 10”, que é 3D nas versões mais caras.
Comparando as versões topo de linha, o Nivus vence o 2008 pela praticidade da cabine. No Peugeot, também há muito revestimento plástico, que apesar de texturas imitando fibra de carbono, dão uma sensação de simplicidade ao interior.
Lista de equipamentos
De série, o 2008 entrega ar-condicionado digital, câmera 180º, painel de instrumentos de 10” 2D, multimídia de 10,3” com conexão sem fio, piloto automático e faróis em LED.
A versão topo de linha adiciona o painel de instrumentos 3D, teto solar panorâmico, câmera 360º, carregador de celular por indução, alerta de colisão e frenagem de emergência, reconhecimento de placas, seis airbags e alerta e correção de permanência em faixa.
No caso do Nivus, o modelo já oferece de série o controle adaptativo de velocidade e distância (ACC), frenagem autônoma de emergência, seis airbags, ar-condicionado digital, câmera de ré, carregador de celular sem fio, painel de instrumentos de 8“ e multimídia de 10”.
Na versão topo de linha, o modelo recebe rebatimento elétrico dos retrovisores, painel de instrumentos de 10,25”, iluminação de LED na grade dianteira, sensor de estacionamento dianteiro, acionamento automático dos faróis e detector de fadiga do motorista.
Apesar de ficar devendo o teto solar panorâmico, por contar com ACC de série, o Nivus leva a disputa no quesito de equipamentos.
Motor
O Peugeot 2008 é oferecido sempre com motor 1.0 turbo de 130 cv no etanol e 125 cv na gasolina, com torque de 20,4 kgfm independente do combustível. A transmissão é somente automática do tipo CVT de 7 velocidades simuladas.
No caso do Nivus, o motor é o 1.0 200 TSI de 128 cv no etanol e 116 cv na gasolina, sempre entregando 20,4 kgfm de torque. A transmissão é automática de seis marchas.
Em termos de desempenho, a aceleração de 0-100 com etanol é de 10 segundos no Nivus, enquanto o Peugeot 2008 leva 10,1 segundos. A velocidade máxima é de 195 km/h para o francês, enquanto o Nivus alcança 192 km/h.
Confira o consumo de combustível dos modelos:
Peugeot 2008:
Combustível |
Cidade |
Estrada |
Etanol |
8,6 km/l |
9,8 km/l |
Gasolina |
12,3 km/l |
13,7 km/l |
Volkswagen Nivus:
Combustível |
Cidade |
Estrada |
Etanol |
8,6 km/l |
10,3 km/l |
Gasolina |
12,4 km/l |
14,8 km/l |
Vitória para o Volkswagen.
Dimensões
Peugeot 2008
Comprimento: 4,3 metros
Altura: 1,54 m
Largura: 1,992
Entre-eixos: 2,61 m
Porta-malas: 419 litros
Volkswagen Nivus
Comprimento: 4,27
Altura: 1,49
Largura: 1,97
Entre-eixos: 2,56
Porta-malas: 415 litros
Nesse quesito, o 2008 leva a vitória por conta do maior entre-eixos e porta-malas.
Preços
Nivus Comfortline: R$ 143.490
Nivus Highline: R$ 160.790
2008 Active: R$ 143.990
2008 Allure: R$ 153.990
2008 GT: R$ 173.990
Com descontos concedidos pelo configurador, o 2008 pode ser adquirido por: R$ 128.490 na versão Active; R$ 138.490 na variante Allure, enquanto o GT sai por R$ 158.490.
O Nivus pode ficar ainda mais caro com os pacotes opcionais Outfit e Adas+. Este último que adiciona sensor de ponto cego, alerta de saída de vaga, assistente de estacionamento. Somados, os pacotes adicionam mais 7 mil no preço do Nivus.
Nesse caso, ponto para o 2008.
Conclusão
Apesar de modelos muito próximos, o Nivus é o vencedor do embate com apenas um quesito de vantagem. Ambos os modelos são muito próximos e a decisão no fim das contas cabe ao cliente. Quem prefere um teto solar panorâmico, terá no 2008 uma ótima opção, mas quem prefere um pacote de seguranças ativas de segurança melhor, terá no Nivus a opção correta.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!