A Ferrari 12Cilindri, um superesportivo com motor V12 de 830 cv, acaba de desembarcar no Brasil. Vendida por R$ 7,9 milhões pela Via Italia, na cor Bianco Ártico, ela foi apresentada mundialmente em maio de 2024 e já conquistou um comprador.
A Via Italia é a importadora oficial da marca no país. A 12Cilindri é uma homenagem aos 70 anos dos V12 da Ferrari nos Estados Unidos, e agora está no Brasil para deixar qualquer apaixonado por carros de queixo caído.
O coração da Ferrari 12Cilindri é seu motor V12 6,5 litros, montado na dianteira, que entrega 830 cv de potência e 69,1 kgfm de torque, com uma rotação máxima de impressionantes 9.500 rpm. Esse é um V12 aspirado, sem ajuda de turbo ou sistema híbrido, algo cada vez mais raro no mundo dos superesportivos.
Ele é acoplado a um câmbio automático de dupla embreagem com oito marchas, que manda a força para as rodas traseiras. Isso faz a 12Cilindri ir de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e chega aos 200 km/h em apenas 7,9 segundos. A velocidade máxima é de 340 km/h, o que faz dela uma das Ferraris mais rápidas da atualidade.
A Ferrari caprichou para deixar a 12Cilindri mais leve e ágil. O carro pesa 1.525 kg, uma redução significativa em relação a outros modelos V12 da marca, como o 812 Superfast. Para isso, os engenheiros usaram bielas de titânio, que são mais leves e resistentes, e reduziram a inércia de componentes como o virabrequim e os pistões, melhorando a resposta do motor.
O chassi de alumínio também ajuda a cortar peso, enquanto a suspensão ativa e o sistema de direção traseira independente ajudam um controle preciso, mesmo nas curvas mais agressivas. As rodas são de 21 polegadas, com pneus 275/35 na frente e 315/35 atrás, e o sistema de freios com discos de carbono-cerâmica (398 mm na frente e 360 mm atrás).
O visual da 12Cilindri se inspira nos modelos Gran Turismo dos anos 1950 e 1960, como o 365 GTB/4 Daytona, mas com um toque futurista. A frente tem faróis full-LED integrados a uma faixa preta que corta o capô, dando um ar agressivo.
A traseira traz lanternas minimalistas e quatro saídas de escapamento. As linhas são limpas e aerodinâmicas, com elementos ativos como flaps no para-choque traseiro que se abrem para melhorar o fluxo de ar e reduzir o arrasto.
O modelo tem 4,73 metros de comprimento, 2,02 metros de largura, 1,29 metro de altura e um entre-eixos de 2,70 metros.
Por dentro, a 12Cilindri possui um painel de instrumentos digital de 15,6 polegadas. A central multimídia tem 10,25 polegadas e é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, além de ter comandos por voz. Há ainda uma terceira tela, de 8,8 polegadas, para o passageiro, que pode acompanhar dados como velocidade e rotação do motor.
O acabamento é de alto luxo, com couro premium, detalhes em fibra de carbono e costuras contrastantes. Os bancos são esportivos, com ajustes elétricos e aquecimento, e o espaço interno é surpreendentemente bom pra um superesportivo, com 1,40 metro de altura livre na frente e porta-malas de 270 litros, suficiente para uma viagem curta.
Apesar de ser um V12 de 830 cv, a Ferrari trabalhou para deixar a 12Cilindri econômico. O consumo médio da gasolina é de 6,5 km/, segundo a marca. A Ferrari diz também ter usado tecnologias da Fórmula 1 para estar dentro das regras de emissões. As emissões de CO2 ficam em 350 g/km, o que é esperado para um motor desse porte.
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