A BYD solicitou ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) o registro de dois novos veículos no Brasil. Inéditos por aqui, a marca chinesa se certificou de garantir os direitos intelectuais sobre a minivan M6 e sobre o recém-lançado Bao 3, conhecido por ser equipado de fábrica com um drone.
O retorno das minivans?
Apesar de ser um segmento cada vez mais fraco no país, o registro da minivan M6 pode representar um ressurgimento desse nicho, que conta apenas com Chevrolet Spin e Citroën Aircross.
A minivan M6 foi apresentada em julho do ano passado, mas não é um produto inédito da marca. O modelo é basicamente uma reinterpretação da minivan Song Max DM-i, mas trocando o conjunto mecânico híbrido (DM-i) por um totalmente elétrico. O visual também está atualizado e mais moderno, relembrando outros modelos da linha Dynasty.
Medindo 4,7 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,69 m de altura e 2,8 m de entre-eixos, o BYD M6 é maior que o Chevrolet Spin (4,42 m e 2,62 m de entre-eixos). Na realidade, o modelo tem dimensões próximas a do Jeep Commander (4,76 m de comprimento e 2,79 m de entre-eixos).
Vale ressaltar que, na configuração de cinco lugares, o espaço para bagagens é de 652 litros no BYD M6.
Internamente o BYD M6 conta com sete lugares, bancos de couro, teto panorâmico, multimídia giratório de 12,8 polegadas, ar-condicionado digital, seis airbags, carregador sem fio, bancos dianteiros ventilados, controle de cruzeiro adaptativo com assistente de permanência em faixa.
Debaixo do assoalho está o pacote de baterias, que pode ser configurado com 55,4 kWh ou 71,8 kWh, dependendo da versão escolhida. Isso garante alcances de 420 km e 530 km, respectivamente. Essa energia é entregue a apenas um motor, localizado na dianteira do veículo, que pode ter 163 cv ou 204 cv, dependendo da versão.
Bao 3
O Bao 3 ainda nem foi lançado oficialmente no país asiático, mas já foi registrado no Brasil. 100% elétrico, o modelo aposta em um design quadradão, tradicional de SUV, mas com muitos recortes e vincos na lateral, para passar justamente uma ideia de robustez e esportividade.
Com 4,6 metros de comprimento, 1,9 m de largura e 2,74 m de entre-eixos, o modelo tem porte similar ao BYD Song Pro. Debaixo da carroceria, são dois motores elétricos que combinam para 422 cv de potência. A bateria é de lítio-ferro-fosfato e conta com 78,7 kWh de capacidade, garantindo 510 km de alcance no ciclo chinês CLTC.
Com foco em off-road, o Bao 3 conta com sistema de distribuição inteligente de torque e suspensão adaptativa. O modelo já é equipado com o novo sistema de condução semi autônoma da marca, batizado de God’s Eye, além de oferecer um drone da DJI como opcional.
Na China, o modelo estará posicionado abaixo do Bao 5 - que possui uma unidade no Brasil, importada pela BYD -, e será rival do GWM Tank 300, que será lançado por aqui em breve.
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