O Volkswagen Taos reestilizado foi flagrado recentemente rodando no Brasil, dando pistas de sua chegada no segundo semestre de 2025. O SUV médio aposta no facelift já lançado no México e Estados Unidos para ganhar fôlego diante das baixas vendas do SUV em relação ao Toyota Corolla Cross e o Jeep Compass, mas ainda há dúvidas sobre sua produção.
O Taos foi flagrado rodando em testes nas proximidades da fábrica da Anchieta, como divulgou o Instagram Placa Verde, com camuflagem, mas com o novo visual que estreou em setembro de 2024 nos Estados Unidos. As fotos, divulgadas aparenta adotar o design mexicano, porém com camuflagens bem semelhantes ao Taos atual. As fitas brancas na cor do carro tentam disfarçar os detalhes.
O Taos reestilizado já havia sido visto no Brasil ainda em setembro passado e agora reaparece novamente. Enquanto isso, a VW vem preparando a linha 2025 do Taos no Brasil, sem o facelift, mas com um novo câmbio automático de oito marchas.
O facelift do Taos traz mudanças no visual, alinhando-o à nova identidade global da Volkswagen. Na dianteira, os faróis estão mais afilados, em LED, com um filete luminoso interligando os dois lados. A grade superior foi eliminada, dando lugar a uma grade inferior maior, com acabamento em preto brilhante, e novos para-choques com linhas mais agressivas.
Na traseira, as lanternas em LED também foram redesenhadas e agora são interligadas por uma barra iluminada na tampa do porta-malas. As rodas de liga leve ganharam novo desenho.
Por dentro, o Taos reestilizado mantém a base do modelo atual, mas com melhorias. A central multimídia agora é elevada, como no T-Cross, com tela de 10,25 polegadas, suporte a Apple CarPlay e Android Auto sem fio e comandos mais intuitivos. O acabamento do painel ganhou novos materiais e desenho.
O Taos reestilizado não deve trazer mudanças no motor. Ou seja, mantém o 1.4 TSI (turbo flex) de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, que já equipa o modelo atual no Brasil. Outra novidade, que deve ser incorporada ainda sem a reestilização, segundo a Quatro Rodas, é o câmbio.
A linha 2025 do Taos será o primeiro carro da marca no Brasil a adotar a nova transmissão automática de oito marchas, substituindo a antiga caixa de seis velocidades. Essa nova caixa, chamada AQ300 e fornecida pela Aisin substitui a antiga AQ250.
Uma das maiores incertezas sobre o Taos reestilizado é sua origem. Atualmente, o modelo vendido no Brasil é produzido na fábrica de General Pacheco, na Argentina, onde a VW também fabrica a Amarok. A planta argentina recebe componentes do México, como peças do motor e da transmissão, para montar o Taos para o mercado brasileiro. No entanto, há dúvidas sobre o futuro da produção.
Em agosto de 2024, durante o lançamento do facelift da Amarok, Marcelo Puig, presidente da Volkswagen Argentina disse que a alta carga tributária na Argentina torna difícil competir com o México, onde os custos de produção são bem menores devido a impostos mais baixos. “Estamos discutindo qual a matriz do plano de investimento para o próximo ciclo de 5 anos”, disse Spuig na época, indicando que a VW ainda avalia se manterá a produção do Taos na Argentina.
A fábrica de General Pacheco também está se preparando para uma nova geração da Amarok, o que pode limitar o espaço para produção do Taos. Uma possibilidade é que a VW opte por importar o Taos reestilizado do México, onde ele já é produzido em Puebla, para abastecer o Brasil. Essa decisão, porém, pode impactar o preço final do SUV, já que a importação direta pode aumentar os custos com impostos e logística.
Por enquanto, a VW não confirmou oficialmente qual caminho seguirá, mas Spuig deixou claro que a produção na Argentina não está descartada.
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