A Nissan apresentou a nova geração do seu tradicional elétrico Leaf, que será um dos pilares do plano de recuperação financeira da empresa japonesa. O anúncio desta quarta-feira não foca na parte mecânica do crossover, mas sim nas estratégias da Nissan para os próximos anos.
“Nos próximos dois anos, estamos empolgados para apresentar uma linha [de produtos] que irá redefinir nossa trajetória! Isso inclui o Nissan Leaf reimaginado e também o novo Micra EV. Mas isso não é tudo. Estamos atualizando nosso portfólio de SUVs para melhorar a experiência de direção e a próxima geração do e-Power (sistema híbrido) promete novos níveis de eficiência”, declarou Ivan Espinosa, diretor global de planejamento da Nissan.
A terceira geração do Nissan Leaf será completamente diferente dos modelos anteriores. A novidade carrega apenas o tradicional nome do elétrico da Nissan, e será baseado na plataforma CMF-EV, a mesma utilizada pelo Ariya.
Até o momento, a Nissan apenas confirmou que o modelo será oferecido com rodas de 19 polegadas, teto panorâmico, e no mercado norte-americano, terá suporte para os carregadores da Tesla.
Micra será elétrico inédito
Além do Leaf, a Nissan também mostrou o elétrico Micra. Com linhas ousadas, a novidade não teve muitos detalhes revelados. A expectativa é que o modelo também seja produzido a partir da plataforma CMF-EV.
Pelo visual, as linhas da carroceria lembram bastante as do Renault 5 E-tech. O compartilhamento de plataformas entre Renault-Nissan não é novidade, visto que as marcas possuem participação umas nas outras, mesmo com os desejos da Nissan de se tornar independente.
O modelo será apresentado entre abril de 2025 e março de 2026 na Europa.
A partir de março de 2026, a Nissan terá o lançamento de mais um modelo totalmente elétrico, a nova geração do Nissan Juke, que terá seu desenho baseado no conceito “Hyper Punk”. Assim, a Nissan terá quatro modelos elétricos na Europa: Ariya, Leaf, Micra e Juke.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!