x
UAI
PARA OS MOTOCICLISTAS

São Paulo recebe mais 6 km de Faixa Azul; veja aonde

Projeto foi iniciado pela Prefeitura em 2022 e está dando resultado

Publicidade
Cidade de São Paulo ganhará mais 110 quilômetros de faixas exclusivas
Cidade de São Paulo ganhará mais 110 quilômetros de faixas exclusivas Foto: Prefeitura de São Paulo / Divulgação

A cidade de São Paulo recebeu, nesta quarta-feira (26), mais 6 km de Faixa Azul, preferencial para os motociclistas. A ampliação acontecerá nos dois lados da Avenida do Estado, sendo o sentido da Marginal Tietê, entre 100m antes do Viaduto Vinte e Cinco de Março e a Av. Santos Dumont. Já no sentido Ipiranga, a faixa será implementada entre 200m após a Rua David Bigio e o Viaduto Governador Roberto Abreu Sodré. 

O anúncio dos novos trechos foi feito pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SEMTRA) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). De acordo com dados da administração municipal, nesses novos trechos com Faixa Azul, circulam 14,4 mil motocicletas por dia, sendo 7.165 no sentido Marginal Tietê e 7.235 no sentido Ipiranga.

O projeto foi iniciado pela Prefeitura de São Paulo em 2022, com base em experiências de outros países. Desde então, a administração municipal já colocou mais de 221 km de faixas preferenciais para os motociclistas. Atualmente, 46 vias da capital paulista contam com a Faixa Azul. 

No cálculo da Prefeitura de SP, aproximadamente 500 mil motociclistas são beneficiados com a iniciativa diariamente. "A Faixa Azul é baseada em dois princípios de segurança viária: Visão Zero e Sistemas Seguros. A Visão Zero é uma abordagem em que nenhuma morte no trânsito é aceitável – todas são evitáveis. Já o Sistema Seguro é uma forma de evitar que os erros dos motoristas e pilotos possam ocasionar ferimentos graves ou mortes", diz a Prefeitura. 

A Faixa Azul também vem mostrando um resultado positivo. Entre janeiro e dezembro de 2023, os trechos de vias com Faixa Azul registraram 36 óbitos de motociclistas. No mesmo período de 2024 foram 19 mortes, uma redução de 47,2%. Uma pesquisa encomendada pela CET, inclusive, mostrou que mais de 90% dos motociclistas estão satisfeitos com as faixas.

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!