x
UAI
LÍDER DE VENDAS

Volkswagen comemora 1 milhão de Polo fabricados no Brasil; veja a história

Hatch líder de vendas no Brasil e na América do Sul será produzido em Taubaté e Anchieta, enquanto a fábrica de Taubaté também inicia a produção do Tera

Publicidade
Volkswagen comemora 1 milhão de Polo fabricados no Brasil
Volkswagen comemora 1 milhão de Polo fabricados no Brasil Foto: Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen atingiu o marco de 1 milhão de unidades do Polo fabricados no Brasil. Com produção em Taubaté e agora também em Anchieta, o modelo celebra 50 anos de história global em 2025. Líder entre os hatches e o carro de passeio mais vendido no Brasil desde 2023, o Polo também foi o veículo mais emplacado da América do Sul em 2024, com 161.503 unidades, sendo 140.155 no Brasil, segundo a Volkswagen. 

Atualmente fabricado em Taubaté (SP), o hatch passará a ser produzido também na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a partir de 31 de março, com o Polo Track, versão de entrada, sendo feito em volumes adicionais. A fábrica de Taubaté, por sua vez, começará a produzir o recém chegado Tera a partir do dia 2 de abril.

Fábrica de Taubaté (SP) da Volkswagen
Fábrica de Taubaté (SP) da Volkswagen Foto: Divulgação/Volkswagen

Em 2025, o Polo já emplacou 20.061 unidades no país até 25 de março, mantendo a liderança entre os hatches, e é o mais exportado pela Volkswagen, representando 44% dos embarques da marca. De janeiro a fevereiro, foram 8.595 Polo exportados, dentro de um total de 19.368 veículos, um crescimento de 117% em relação ao mesmo período de 2024 (8.917 unidades). 

Globalmente, o Polo celebra 50 anos em 2025, com mais de 20 milhões de unidades vendidas desde 1975. A história do Polo no Brasil começou em 2002, quando a fábrica Anchieta foi modernizada, com 400 robôs e solda a laser para produzir o hatch com padrões globais. 

Volkswagen Polo E-Flex
Volkswagen Polo E-Flex Foto: Divulgação/Volkswagen

Em 2009, o Polo E-Flex marcou o mercado como o primeiro flex sem tanquinho de gasolina, usando o sistema Flex Start para reduzir emissões na partida. No mesmo ano, o Polo BlueMotion trouxe soluções para cortar 15% no consumo e nas emissões de CO2, com novo escalonamento de marchas e design mais aerodinâmico. Em 2017, o Polo estreou a plataforma MQB-A0 no Brasil, com 50% de aços de alta resistência, e foi o primeiro hatch compacto do país com quadro de instrumentos digital (Active Info Display). 

Volkswagen Polo Highline
Volkswagen Polo Highline Foto: Divulgação/Volkswagen

Em 2022, o modelo ganhou um visual renovado, com faróis de LED desde as versões de entrada, e o Polo Track substituiu o Gol. Em 2025 a Volkswagen anunciou oficialmente a saída da versão GTS do Polo para abrir espaço ao Nivus GTS, que chega ainda neste ano.