x
UAI
Mas já?

Volkswagen confirma nova geração da Amarok na Argentina em 2027

Mesmo com visual atualizado, picape média terá mudanças mais profundas a partir de 2027

Publicidade
Primeiro esboço da nova geração da Amarok na América do Sul é bem diferente dos demais modelos vendidos por aqui
Primeiro esboço da nova geração da Amarok na América do Sul é bem diferente dos demais modelos vendidos por aqui Foto: Divulgação

A Volkswagen anunciou nesta quinta-feira (03) que irá investir 580 milhões de dólares (cerca de 3,2 bilhões) na fábrica argentina de General Pacheco até o fim de 2029. O principal produto de Pacheco será a nova geração da picape Amarok.

Revelada em um esboço de design de José Carlos Pavone, chefe do departamento do design da marca na América do Sul, a nova geração da picape média deverá seguir uma tendência já vista em outros utilitários modernos, ostentando uma grande barra iluminada na dianteira, luzes menores nos farois, que também servem como setas direcionais.

Oficialmente, a Volkswagen confirmou apenas o aporte financeiro em General Pacheco e a produção de uma segunda geração da Amarok, com a atual se mantendo em linha até a chegada da nova.

"Estamos vivendo um processo de mudança fundamental para toda a marca VW. Este investimento ressalta o compromisso da Volkswagen com o futuro da mobilidade na América Latina. Este projeto representa uma fusão perfeita entre a excelência da engenharia alemã e a tecnologia da próxima geração, garantindo que nossos clientes recebam o melhor produto da categoria. A Argentina e toda a região sul-americana desempenham um papel fundamental neste esforço. Com o investimento destacamos a importância de nossa planta de produção na Argentina", afirma Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen.

Nova geração será diferente do modelo da Europa

Volkswagen Amarok
Volkswagen Amarok produzida na África do Sul e vendida na Europa, África e Oceania Foto: Divulgação

Na Europa - e em outros continentes - a Volkswagen vende a segunda geração da Amarok, construída a partir de uma parceria com a Ford. Portanto, Ranger e Amarok compartilham a mesma plataforma.

A oferta dessa segunda geração da Amarok na América do Sul foi recusada pela Volkswagen, uma vez que o acordo demandaria que a produção da picape fosse controlada totalmente pela Ford. Portanto, a VW perderia um dos dois produtos da fábrica de Pacheco, que também é responsável pelo Taos.

Qual a alternativa?

Rumores da indústria apontam que a Volkswagen busca parceiros para produzir uma nova picape média e manter a produção em Pacheco. A chinesa SAIC, já parceira da Volkswagen no mercado asiático, desponta como a principal candidata, uma vez que já possui a linha de picape Maxus nos países orientais.

É possível que as duas empresas aproveitem da parceria já consolidada na China para desenvolver um projeto do zero, se beneficiando também da agilidade dos chineses. 

Essa agilidade será necessária, uma vez que a Volkswagen sul-americana prometeu iniciar a fabricação da nova Amarok já em 2027, portanto, serão menos 32 meses para desenvolver uma picape inédita. 

Além disso, a Volkswagen terá ainda um modelo abaixo da Amarok chegando nos próximos meses. Conhecida inicialmente como Tarok, a novidade chega já no ano que vem e pode adiantar o visual da Nova Amarok.