x
UAI
Incentivos!

PL quer deduzir Imposto de renda de quem instalar carregador elétrico

Novo Projeto de Lei pode conceder benefícios fiscais para empresários que investirem na rede de recarga

Publicidade
Com a popularidade dos carros elétricos, carregamento se torna cada vez mais importante no Brasil e no mundo
Com a popularidade dos carros elétricos, carregamento se torna cada vez mais importante no Brasil e no mundo Foto: Audi/Divulgação

Uma das principais barreiras ao acesso a carros elétricos no Brasil é justamente a infraestrutura de recarga, que ainda carece de equipamentos, principalmente em rodovias. O Projeto de Lei 497/25, de autoria do deputado Vicentinho Júnior (PP-TO) busca dar benefícios fiscais aos empresários que instalarem esses equipamentos.

Segundo o texto, a instalação de novos carregadores elétricos de uso compartilhado dará direito a dedução de 10% da renda tributável no caso de pessoas físicas e 15% do imposto devido por pessoas jurídicas (CNPJ) optantes pelo lucro real.

“O texto incentiva a descarbonização do setor de transportes, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a redução da dependência de combustíveis fósseis no país”, disse o autor da proposta, deputado Vicentinho Júnior (PP-TO).

Segundo a proposta, os seguintes investimentos serão dedutíveis do Imposto de renda:

  • Instalação de carregadores de veículos elétricos de acesso público;

  • Implantação de sistemas de geração de energia solar ou eólica em condomínios residenciais e comerciais, para compartilhamento entre os moradores ou empresas;

  • Aquisição e instalação de baterias para armazenamento de energia renovável em sistemas de uso coletivo; e

  • Criação de microrredes elétricas para abastecimento de comunidades ou bairros que utilizem exclusivamente fontes renováveis.

Vale ressaltar que o crescimento do uso de energia renovável (solar, eólica, entre outras) no país cresceu 9,4% entre 2014 e 2023. Outro número que também cresce rapidamente é o de vendas de carros elétricos e híbridos plug-in, que precisam de carregadores para obter energia elétrica.

a
Em São Paulo, Volvo instalou seis carregadores em unidades de fast food Foto: Volvo / Divulgação

Porém, a estrutura de recarga pública no Brasil não cresce no mesmo ritmo que as vendas de veículos eletrificados. Apesar de diversos proprietários contarem com carregadores em casa, o que faz com que esses carros funcionem na rotina, realizar viagens longas com carros elétricos ainda causa incerteza em muita gente.

O projeto será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania na Câmara dos Deputados. Caso seja aprovado, irá para o Senado Federal. Caso o Senado aceite a proposta, aí sim a medida será promulgada, ou seja, se tornará lei.

Fonte: Agência Câmara de Notícias