x
UAI
Redução!

Projeto de lei propõe reduzir idade mínima para mototaxistas para 18 anos

Proposta também elimina exigência de dois anos de habilitação para exercício da profissão

Publicidade
Motorista de aplicativo transportando uma passageira
Motorista de aplicativo transportando uma passageira Foto: Reprodução: Uber

O Projeto de Lei 4787/24, em tramitação na Câmara dos Deputados, propõe reduzir de 21 para 18 anos a idade mínima para o exercício da profissão de mototaxista, além de eliminar a exigência de dois anos de habilitação prévia. A iniciativa, de autoria do deputado Icaro de Valmir (PL-SE), busca facilitar o acesso de jovens ao mercado de trabalho formal.

Atualmente, a Lei 12.009/09 regulamenta as atividades de mototaxistas e motoboys, estabelecendo requisitos como idade mínima de 21 anos e pelo menos dois anos de habilitação na categoria. O deputado argumenta que a flexibilização desses critérios permitirá que jovens ingressem em uma profissão regulamentada, reduzindo a exposição a riscos sociais e econômicos associados à marginalização.

Além disso, o projeto prevê isenções de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para motocicletas utilizadas por esses profissionais. O objetivo é incentivar a formalização da categoria e ampliar as oportunidades para novos trabalhadores.

A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Viação e Transportes; Trabalho; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. Se aprovado, o projeto poderá ampliar as oportunidades de emprego para jovens, ao mesmo tempo em que levanta debates sobre a segurança e a preparação desses profissionais para o exercício da atividade.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas