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Volvo EX90: marca apresenta seu carro mais seguro já produzido em 98 anos de história

SUV 100% elétrico chega com capacidade de até sete passageiros mais custa perto de 1 milhão de reais

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EX90 é o maior e mais avançado modelo já fabricado pela Volvo
EX90 é o maior e mais avançado modelo já fabricado pela Volvo Foto: Divulgação

Com informações de Luiz Felipe Forelli, de São Paulo.

A Volvo apresentou duas novidades de uma só vez no mercado brasileiro: os SUVs EX90 e XC90. Prometidos há bastante tempo, o EX90 é o ápice de tecnologia de propulsão e segurança disponível na linha global da Volvo e, por isso, é também o carro mais caro já vendido pela marca.

Não se engane, apesar do nome parecido, os modelos são completamente diferentes e apenas o porte e o “90” são similaridades. Na linha sueca, os modelos XC são SUVs híbridos, enquanto a linha EX trata somente de SUVs elétricos. O 90 fica por conta do porte dos modelos, que são os maiores carros oferecidos pela Volvo.

Volvo EX90

Volvo EX90 cinza visto da diagonal traseira. Atrás dele, há paisagem com mar.
Volvo EX90 tem porte digno de SUV grande Foto: Divulgação

Apresentado globalmente em novembro de 2022, o EX90 só começou a ser produzido oficialmente em maio do ano passado. O SUV de luxo chega ao Brasil em apenas uma versão - Twin Motor Performance Ultra -, por R$ 849.950, e aposta em segurança e tecnologia para conquistar consumidores exigentes.

Importado de Charleston, nos Estados Unidos, o EX90 é produzido a partir de uma plataforma SPA 2, uma evolução importante em comparação com a SPA 1, utilizada até hoje pelo XC90, que falaremos mais tarde.

Graças à nova estrutura, foi possível instalar diversos dispositivos de segurança inovadores no EX90. O modelo conta com tecnologia de computação central, desenvolvida em parceria com a NVIDIA, visando um maior controle sobre a segurança, bem como melhoras constantes com o tempo, por meio de atualizações over the air (OTA).

Entre os destaques na segurança estão a tecnologia de detecção em tempo real de distração e fadiga do condutor, podendo até mesmo interferir caso o motorista pegue no sono em meio a condução. Esse dispositivo dá um solavanco proposital, visando acordar o motorista, e caso não seja suficiente, dispara alertas sonoros. Caso esses recursos não tenham efeito prático, o carro irá se deslocar até o acostamento mais próximo, usando as luzes de emergência, e poderá, inclusive, acionar assistência médica, caso entenda que o motorista está desmaiado.

Volvo EX90 visto lateralmente em movimento na rua.
Volvo EX90 Foto: Divulgação

Isso é possível graças à integração desse sistema ao sistema LiDAR, que emite uma luz infravermelha para detectar veículos próximos. Além disso, o modelo conta ainda com 12 sensores ultrassônicos, 6 câmeras e cinco radares, diversos sistemas de frenagem autônoma, piloto automático adaptativo, câmera 360º, entre outros.

A segurança é complementada por 9 airbags e pelo sensor de ocupantes, que não permite trancar o carro caso pessoas ou animais sejam detectados no interior do veículo e liga o ar-condicionado para mantê-los confortáveis. Entretanto, esse sistema ainda está sendo homologado com a Anatel.

Visual já conhecido

Externamente o EX90 impressiona mais pelas dimensões: São 5,03 metros de comprimento, 2,03 de largura, 1,74 m de altura e 2,98 m de entre-eixos e pesa 2.818 kg. Porém, em termos visuais, o EX90 lembra bastante o EX30, modelo mais acessível da marca e que foi o responsável por inaugurar a nova linha de design da marca.

Os principais pontos de destaque são a ausência de grade dianteira, os faróis em formato de T, conhecidos como “martelo de Thor”, e o sensor Lidar no teto. Na traseira, vale destacar as lanternas em C, que são complementadas por uma peça que invade a tampa do porta-malas e são complementadas por um elemento vertical ao lado dos vidros, lembrando bastante o EX30, mas adaptadas para o contexto de um carro muito maior.

Parte interna da frente do Volvo EX90, com painel, volante e tela central.
Cabine segue padrão de Volvos modernos como o EX30 Foto: Divulgação

O interior merece destaque, afinal, tem foco em sustentabilidade. Todos os materiais utilizados são ecológicos e obtidos com fornecedores certificados. O couro é inexistente e toda a cabine é revestida em poliéster, produzido com polímeros obtidos de florestas suecas e finlandesas.

Em termos de tecnologia o EX90 conta com multimídia de 14,5 polegadas e painel de instrumentos digital de 9 polegadas. Há ainda o head-up display com 13,2 polegadas e sistema de som assinado pela Bowers & Wilkins com 25 alto-falantes.

bancos traseiros volvo ex90
Volvo EX90 possui três fileiras de bancos Foto: Divulgação

Os passageiros dianteiros contam com massagem e aquecimento, e os bancos traseiros podem ser rebatidos eletricamente. O ar-condicionado tem 4 zonas, filtro para remover mau-cheiro.

O porta-malas tem volume de 310 litros com os sete assentos no lugar, mas pode ser ampliado para até 655 litros, com a terceira fileira rebatida, ou até mesmo 1040 litros, caso a fileira do meio também seja abaixada. Há ainda o porta-objetos abaixo do capô, que oferece 34 litros de capacidade.0

Motorização

Com um motor em cada eixo, o EX90 conta com 517 cv de potência e 92,79 kgfm de torque combinados. O alcance máximo, de acordo com o Inmetro, é de 459 km.A bateria é produzida pela chinesa CATL e pode ser recarregada dos 10% aos 80% em 30 minutos, em carregadores de 250 kW.

O EX90 chega com oito opções de cores (Vapour Grey, Denim Blue, Platinum Grey, Onyx Black, Mulberry Red, Crystal White, Sand Dune, Silver Dawn) e o interior pode ser configurado em três cores: Charcoal (preto), Cardamom (bege) e Dawn (branco).

Volvo XC90

Volvo XC90 2025
Volvo XC90 2025 Foto: Divulgação/Volvo

O modelo híbrido plug-in é velho conhecido dos consumidores da Volvo, mas ganhou uma importante atualização para se manter competitivo no mercado, afinal, muitos consumidores não querem carros elétricos, ou eles são muito mais caros.

Ao contrário do SUV elétrico, o XC90 vem importado da Suécia e chega em três versões: Plus de R$ 639.950, Ultra de R$ 689.950 e Ultra Dark de R$ 699.950. 

No geral, o XC90 não apresenta muitas mudanças em relação aos modelos anteriores. Vale explicar que a geração atual foi apresentada inicialmente em 2015 e essa é a segunda reestilização do modelo.

Volvo XC90 2025
Volvo XC90 2025 Foto: Divulgação/Volvo

As mudanças para o modelo 2025 global são o conjunto dianteiro remodelado, com novos faróis, grade e para-choque, lembrando um pouco até o EX90. A traseira também recebeu leves aprimoramentos e agora traz máscara escurecida nas lanternas.

Internamente, o XC90 apresenta um design muito similar aos modelos anteriores, mas agora traz multimídia com 11,3 polegadas (anteriormente eram 9”), com mais aplicativos, recursos, além da possibilidade de atualizações remotas de software. Um carregador de celular sem fio e porta-copos também são novidades.

Volvo XC90 2025
Volvo XC90 2025 Foto: Divulgação/Volvo

Segundo a Volvo, a potência combinada é de 317 cv e o torque é de 40,78 kgfm. Com capacidade híbrida plug-in, o modelo pode rodar 47 km em modo totalmente elétrico. Essa autonomia pode parecer pequena, mas segundo a marca, é suficiente para cobrir 48% das distâncias dos clientes da Volvo de modo totalmente elétrico.

A autonomia combinada é de 550 km segundo a marca, e o modelo conta ainda com tração integral.

De série, o XC90 conta com Pilot assist, som de alta performance, manopla de câmbio cristal, ar-condicionado de quatro zonas, banco do motorista com memória, câmera de ré e rodas de 20”.

A versão Ultra adiciona suspensão a ar, rodas de 21”, câmera 360º, bancos em couro perfurado, ventilação, aquecimento e ajustes de 4 vias para os bancos dianteiros, head-up display e som assinado pela Bowers & Wilkins.

A opção Ultra Dark conta com a nova cor, Mulberry, interior preto e rodas de 22 polegadas