O Honda WR-V irá voltar ao Brasil em breve, e um flagra noturno na Rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo, mostra que o SUV de entrada da marca japonesa está em fase final de testes. Com produção confirmada em Itirapina (SP) e lançamento previsto para o segundo semestre de 2025, o modelo baseado no Elevate indiano vai encarar Toyota Yaris Cross, Volkswagen Tera e Fiat Pulse e Nissan Kicks.
Segundo imagens feitas pela equipe do Motor1 Brasil, o WR-V 2025 apareceu com camuflagem pesada, mas deixou à mostra detalhes importantes. Os faróis de LED, com design retangular, destacam a dianteira robusta, enquanto a cabine revelou uma tela multimídia flutuante de cerca de 10 polegadas, semelhante à do Honda Elevate, vendido na Índia e no Japão.
Esse projeto global, conhecido como Elevate em outros mercados, foi adaptado para o Brasil com mínimas mudanças visuais, mantendo a identidade moderna da marca com linhas retas e grade imponente. O primeiro flagra divulgado pela imprensa ocorreu em Palmas (TO), em 2024 e sinaliza que a Honda está ajustando o carro para o mercado local.
O WR-V 2025 mede 4,31 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,65 m de altura e 2,65 m de entre-eixos, superando o HR-V (4,29 m de comprimento, porém menor que os 2,61 m de entre-eixos). Seu porta-malas de 458 litros é generoso, batendo o HR-V (354 l), o Volkswagen T-Cross (373 l) e o Nissan Kicks (432 l), mas ficando próximo do Toyota Yaris Cross (450 l).
Sob o capô, o WR-V estreia com o motor 1.5 i-VTEC flex de quatro cilindros e injeção direta, já usado no City e HR-V, entregando 126 cv e 15,8 kgfm de torque, acoplado a um câmbio CVT de sete marchas simuladas. Uma versão híbrida flex está confirmada, mas só para 2028, como revelou Roberto Akiyama, vice-presidente da Honda, ao CBN Autoesporte. Até lá, o Yaris Cross leva a vantagem com sua opção híbrida flex já em 2025.
O interior do WR-V deve seguir o mesmo padrão do Elevate indiano, com central multimídia de 10,25 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel de instrumentos digital de 7 polegadas, carregamento por indução e ar-condicionado digital.
O pacote de segurança Honda Sensing, já presente no City, inclui frenagem autônoma de emergência, assistência de faixa, controle de cruzeiro adaptativo e farol alto automático.
A Honda aposta alto no WR-V, que será produzido em Itirapina (SP) junto a City Hatch, sedã e HR-V. A fábrica, que completou cinco anos em 2024, pretende contratar 1.700 funcionários até 2030 para suportar a produção do SUV e outros modelos. O investimento de R$ 4,2 bilhões também inclui o desenvolvimento de tecnologias híbridas e a modernização da planta.
Já seu preço, devemos esperar algo em torno dos R$ 120 mil e R$ 150 mil, segundo a Autoesporte, ficando abaixo do HR-V (R$ 156.100 a R$ 204.200) e competindo diretamente com Pulse (R$ 116.990 a R$ 144.990) e Yaris Cross (estimado em R$ 130 mil a R$ 160 mil).
A primeira geração do WR-V, lançada em 2017 e descontinuada em 2022, era baseada no Fit e vendida no Brasil e na Índia com motores 1.5 flex (116 cv) e 1.2 a gasolina ou 1.5 diesel (Índia). No entanto, o modelo ficou datado e perdeu espaço.
A nova geração, sem qualquer relação com o Fit, adota a plataforma do City. Na Índia, o Elevate atingiu 100 mil unidades vendidas em 17 meses, com 53% das vendas na versão topo de linha, segundo o CarWale. O WR-V 2025 completa a linha de SUVs da Honda no Brasil, que inclui HR-V, ZR-V e CR-V.
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