A Stellantis confirmou nesta terça-feira (22) que o Leapmotor B10 virá para o Brasil no segundo semestre de 2025. A marca chinesa, que tem o grupo como sócio, revelou o SUV 100% elétrico no Salão de Paris 2024 e está prestes a estrear no Salão de Xangai, na China. O B10 é um “Jeep Compass elétrico” em porte e proposta.
Ele desembarca junto ao C10, outro SUV da Leapmotor, em 34 concessionárias que vão misturar espaços exclusivos e compartilhados com Fiat, Jeep e Peugeot. O B10 mira rivais como BYD Yuan Plus, Geely EX5 e Omoda E5.
O Leapmotor B10 é um SUV desenhado para mercados globais, com 4,51 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,65 m de altura e 2,74 m de entre-eixos, superando o Jeep Compass (4,40 m, 2,63 m de entre-eixos) e o BYD Yuan Plus (4,45 m, 2,72 m de entre-eixos). Seu porta-malas de 420 litros fica atrás do Yuan Plus (457 l), mas o espaço interno é generoso.
O interior minimalista elimina os botões físicos, deixando centralizado no multimídia de 14,6 polegadas, além de oferecer um painel digital de 8,8 polegadas. Comandos de voz, karaokê e o sistema Leapmotor OS 4.0, rodando no chip Qualcomm 8295, garantem fluidez, segundo a marca, enquanto um chip Snapdragon 8155 processa funções como o LIDAR (radar a laser), restrito às versões topo na China e bem improvável de vir ao Brasil por conta do preço elevado que o sistema possui.
Na mecânica, o B10 entrega 218 cv e 24,5 kgfm de torque instantâneo com um motor elétrico traseiro, oferecendo tração traseira. Há duas opções de bateria LFP: uma de 56,2 kWh, com 380 km de autonomia (ciclo europeu WLTP), e 67,1 kWh, com 460 km. No Inmetro, a autonomia deve ficar entre 320 e 350 km.
A recarga rápida de 30% a 80% leva 19 minutos, graças à arquitetura Leap 3.5, que integra motor, bateria e assistentes em uma central eletrônica, reduzindo peso e otimizando eficiência em 25%.
A suspensão terá um ajuste da Stellantis para o gosto do brasileiro, ou seja, com uma maior firmeza e não tão molenga como os chineses estão acostumados.
No quesito segurança, o B10 irá trazer seis airbags, piloto automático adaptativo, alerta de frenagem com frenagem autônoma de emergência, assistente de saída de faixa com centralização. O responsável por tudo isso são os 12 radares espalhados pelo carro e câmeras 360°. Versões topo adicionam alerta de ponto cego e assistente de estacionamento.
O preço estimado deve ser agressivo diante os rivais, algo em torno de R$ 230 mil a R$ 250 mil. A Stellantis planeja usar sua rede de 1.200 concessionárias para alavancar a Leapmotor, com 34 pontos iniciais, alguns exclusivos e outros integrados a marcas como Fiat e Jeep.
A Leapmotor mantém sua marca própria, mas aproveita a estrutura da Stellantis, que detém 51% de suas ações globais, enquanto a Leapmotor possui os outros 49%. O C10, um SUV grande, com 4,74 metros e até 231 cv, será lançado também no Brasil no segundo semestre.
A Leapmotor planeja dois modelos até 2027. Eles podem ser o C16, um SUV de seis lugares, ou o sedã B01, rival do BYD King. De acordo com o Autoesporte, o subcompacto T03 foi descartado dos planos da Leapmotors no Brasil por ser menos rentável do que os outros carros da montadora.
A Leapmotor é uma startup chinesa fundada em 2015, focada em elétricos acessíveis e tecnologia. Com sede em Hangzhou, cresceu com o apoio da Stellantis, que investiu € 1,5 bilhão em 2023 para globalizar a marca.
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