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Omoda e Jaecoo podem fabricar carros na antiga fábrica da Troller no Ceará

Complexo está parado desde 2021, mas novos controladores prometem recuperar produção

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Omoda E5 é totalmente elétrico e custa R$ 209 mil
Omoda E5 é totalmente elétrico e custa R$ 209 mil Foto: Omoda/Divulgação

As chinesas Omoda e Jaecoo mal desembarcaram no Brasil e já planejam o próximo passo de sua operação. Com a promessa de produção local, as marcas chinesas se movimentam para conseguir uma fábrica para sua operação. Segundo a Autoesporte, o local escolhido será o Ceará, mais precisamente a antiga fábrica da Troller.

Segundo a revista, essa seria a alternativa para que os carros da Omoda e Jaecco sejam produzidos ainda este ano. Apesar de paralisado desde 2021, quando a Ford saiu do país, o polo industrial é controlado pela Comexport desde 2024. 

A empresa, especializada em importações, pretende transformar a fábrica em uma estrutura multimarcas, ou seja, poderá produzir modelos da Omoda, Jaecoo e demais marcas que planejam montar carros por aqui. A ideia é utilizar o regime CKD, onde os componentes desembarcam completamente desmontados e o resto do processo será realizado no Ceará.

Fábrica da Troller no Ceará galpão pintado de branco cercado por grades e placa com a marca Troller
Poloto Automotivo do Ceará está sendo construído na antiga fábrica da Troller, em Horizonte Foto: Troller/Divulgação

Segundo Jorge Moraes, do Uol, a Comexport planeja iniciar suas operações ainda este ano com dois veículos. Coincidentemente, Omoda e Jaecoo planejam nacionalizar seus dois modelos ainda este ano. 

As fontes ainda afirmam que outra marca chinesa, a Neta Auto, também negocia a produção local com a Comexport. Nesse caso, a operação seria de quatro carros, elevando o volume para seis modelos. Porém, a Neta só oferece dois veículos no Brasil: Aya e X.

Produção deve ser temporária

Omoda e Jaecoo são duas marcas sob o controle da Chery. No Brasil, a Chery é representada pela Caoa, que tem fábricas em Anápolis (GO) e Jacareí (SP). A estrutura em São Paulo foi bancada pelos chineses e inaugurada em 2014, mas está paralisada desde 2022.

Chery e Caoa fecharam um acordo para doar parte do terreno para a Omoda e Jaecoo. Nos planos originais, a área de 436 mil m² daria origem a uma fábrica de motores da Chery, que nunca chegou a ser executada.

Essa parte do terreno não tem edificações, e levantar toda a estrutura necessária levaria muito tempo. Portanto, a alternativa de Horizonte faz sentido no primeiro momento para a marca.

BYD e GWM também devem começar a produção em breve

Vista aérea da fábrica da Great Wall Motors (GWM) em Iracemápolis, no Interior de São Paulo
Início das operações na fábrica da GWM em Iracemápolis (SP) está previsto para este ano Foto: GWM/Divulgação

Além da Omoda e Jaecoo, GWM e BYD já possuem planos de produção mais avançados no Brasil. Enquanto a BYD prepara o antigo complexo da Ford em Camaçari (BA) e pede redução de impostos, a GWM avança na preparação da fábrica de Iracemápolis

Segundo Andy Zhang, CEO da GWM, a fábrica no interior de São Paulo será inaugurada no segundo semestre, mais precisamente a partir de agosto. A expectativa é de produzir entre 6 e 7 mil carros em 2025.

Vale lembrar que a partir de julho de 2026, a tributação para carros importados atingirá seu ápice. Atualmente, a alíquota de híbridos é 25%, híbridos plug-in pagam 20%, enquanto os elétricos atualmente pagam 18% de imposto.

Em julho deste ano, as alíquotas subirão para 30%, 28% e 25%, respectivamente, antes de chegar aos 35% para todos os tipos de motorização a partir de julho de 2026.

Fonte: Autoesporte