O GWM Haval H6 já foi flagrado rodando camuflado pelas ruas no Brasil, exibindo o facelift de meia-vida lançado na China em junho de 2024. Com produção confirmada para o segundo semestre em Iracemápolis (SP), o H6 reestilizado pode estrear já com visual novo, trazendo grade maior, lanternas separadas e mais tecnologia. Mas, como sempre, a GWM não tem pressa de lançar o modelo. A marca chinesa tem grande fama de fazer enormes adaptações para o mercado brasileiro.
O Haval H6 é um sucesso por aqui,foi o carro híbrido mais vendido de 2024 com 22.893 unidades vendidas em 2024 e 5.761 emplacamentos no acumulado de 2025 até o mês de março, segundo a Fenabrave. O flagra feito pelo João Del Arco, divulgado pelo Motor1.com, mostra o SUV com camuflagem leve na dianteira, escondendo as novidades do facelift registrado no INPI em fevereiro.
A dianteira ganha uma grade frontal ampliada, com filetes retangulares mais largos e estilo fechado, bem diferente do modelo atual. Os faróis, agora com 54 lâmpadas LED e alcance de 190 metros, têm assinatura vertical. O para-choque foi redesenhado, eliminando os faróis de neblina, e as rodas variam por versão.
Na traseira, as mudanças na China foram nas lanternas, antes unidas por uma barra de LED, mas foram separadas, no estilo do Lexus NX 300h. Todavia, o modelo flagrado aparenta ter a mesma lanterna do modelo atual, interligadas escurecidas. As fotos tiradas não mostram a traseira.
A GWM toma cuidado com o visual dos carros no Brasil para ter o “gostinho dos brasileiros”. Um exemplo é a picape Poer que se diferenciou do visual chinês visto em flagras feitos no Brasil.
Voltando para o modelo chinês, a grafia “HAVAL” ficou maior na tampa do porta-malas, que também foi atualizada. O facelift aumentou o comprimento em 50 mm, chegando a 4,70 m, enquanto largura (1,88 m), altura (1,73 m) e entre-eixos (2,73 m) seguem iguais.
Por dentro, o H6, sem fotos oficiais no Brasil, deve adotar o layout minimalista visto na China, com uma nova central multimídia de 14,6 polegadas e quadro de instrumentos digital de 10,2 polegadas, ambos com sistema operacional Qualcomm. Recursos como reconhecimento facial, comando de voz e Wi-Fi, já presentes no H6 GT, ganham upgrades.
O pacote tecnológico reforça o apelo contra rivais, mas a GWM não mexeu na mecânica: no Brasil devem seguir as versões híbridas HEV (1.5 turbo + elétrico, 243 cv, 54 kgfm) e PHEV (dois motores elétricos + 1.5 turbo, 393 cv, 77,7 kgfm), com câmbio de dupla embreagem de sete marchas.
A GWM é conhecida por demorar para lançar novidades, e o H6 não foge à regra. Porém a data de seu lançamento ainda é uma incógnita. Segundo Oswaldo Ramos, ex-COO da marca, os carros ficam pelo menos três anos sem mudanças visuais para evitar desvalorização.
Nessa contagem, como o H6 atual chegou em 2023, um facelift só é esperado em 2026 ou 2027 . Mas o flagra sugere que a marca pode adiantar o visual novo para coincidir com a produção em Iracemápolis, que começa no segundo semestre deste ano, segundo a marca.
A fábrica, ex-Mercedes, está sendo modernizada para 50 mil unidades anuais, com 60% de nacionalização, incluindo baterias e pintura local. O H6 será o primeiro modelo produzido, aproveitando incentivos do Programa Mover para híbridos.
A estratégia da GWM é adaptar o H6 pro Brasil, com ajustes para o nosso asfalto e até um sistema híbrido-flex, desenvolvido com a Bosch. Mas essa dedicação atrasa lançamentos. Enquanto o H6 reestilizado roda em testes, o modelo atual recebeu uma pequena diferenciação no visual na lanterna que ficou escurecida e a grafia GWM no centro, além de mais equipamentos.
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