O mercado de picapes está em alta no Brasil e no mundo. Nos últimos meses, os chineses estão investindo fortemente nesse segmento, e a Chery é a mais nova marca a apresentar sua picape, ou melhor, uma submarca específica para picapes. A Himla é a nova submarca de picapes da Chery e fez sua estreia no Salão de Xangai com um modelo médio, que já está confirmado para o mercado brasileiro.
Segundo apuração do portal UOL, o presidente da Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, confirmou que o modelo será vendido aqui. Inclusive, o executivo afirmou que o utilitário será produzido na fábrica de Anápolis (GO) entre o fim de 2025 e o começo de 2026, com versões a diesel e híbrida plug-in.
Visual conhecido
A picape apresentada em Xangai não teve muitos detalhes revelados. O visual é o mesmo do protótipo KP11, apresentado em outubro do ano passado. O destaque fica por conta da grade pronunciada com o nome Chery escrito bem grande, luzes de DRL na altura da linha de cintura do carro e projetores de LED mais abaixo, seguindo um padrão visto, por exemplo, na Mitsubishi Triton.
Na traseira, a picape ostenta santantônio tubular, lanternas em LED verticais bem tradicionais e o nome Chery estampado na tampa da caçamba.
O interior aposta em luxo e traz couro sintético preto e caramelo. O painel de instrumentos é digital e há também um multimídia horizontal ao centro do console. O interior conta também com carregador de celular sem fio e seletor de tração circular.
A marca chinesa não especificou dados técnicos da lista de equipamentos, nem mesmo as dimensões do modelo, mas é possível esperar capacidade de carga de 1 tonelada e cerca de 3.500 kg de capacidade de reboque.
Himla será submarca
Apesar de aparecer na picape e dar a entender que será o nome do modelo, Himla será na verdade uma submarca dentro da Chery, criada especificamente para atender o crescente desejo por esses carros.
A Chery promete que a Himla terá uma família completa de picapes com modelos compactos, médios e até mesmo grandes, com motores a gasolina, híbridos e elétricos, com foco em fora de estrada.
Curiosamente, a Himla já terá concorrência interna, uma vez que a Chery anunciou em Abril o retorno da submarca Rely, também com utilitários a combustão e eletrificados, com 16 produtos previstos, inclusive.
Independente de como será chamada, o modelo vendido no Brasil deverá ostentar o nome Chery, assim como o veículo apresentado em Xangai. Resta saber qual será a motorização utilizada por aqui.
Tiggo 9 confirmado
Além da nova picape, a Caoa Chery também confirmou que o Tiggo 9 será lançado no Brasil entre o fim de 2025 e início de 2026, importado da China e com opção de motor somente a combustão ou híbrida plug-in.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!