A Nissan anunciou que não vai mais produzir um modelo monobloco para rivalizar com Fiat Toro e Chevrolet Montana no Brasil. O projeto, que seria baseado na Renault Niagara Concept e fabricado em Córdoba, Argentina, foi cancelado, segundo Ricardo Flammini, presidente da Nissan Argentina.
A informação vinda do Motor1.com diz que a decisão marca o fim de um plano ambicioso da aliança Renault-Nissan, que prometia uma picape com design próprio e tecnologia híbrida para brigar no segmento de picapes compactas/médias, atualmente figurado pelas já citadas Fiat Toro e Chevrolet Montana, Ram Rampage, Ford Maverick e Renault Oroch.
O projeto cancelado era uma picape compacta monobloco, derivada da Renault Niagara Concept, apresentada em 2023 junto com o Renault Kardian como um protótipo de design futurista e plataforma moderna. A ideia era que a Nissan usasse a mesma base, chamada RMGP (Renault Modular Global Platform), para criar um modelo com visual e acabamento próprios, produzido na fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, Argentina, a partir de 2026.
Ricardo Flammini, em coletiva na Argentina, foi direto: “Nunca fiquei muito entusiasmado com esse projeto. Não estamos mais considerando”. Todavia, essa decisão também retrata na crise da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, que enfrenta tensões globais, como a saída da Nissan da produção na Argentina.
Em março de 2025, a marca anunciou que deixará de fabricar a Frontier em Córdoba, passando a importar a nova geração do México, e agora também cancelou a picape compacta. Segundo Flammini, a Nissan vai “cobrir o volume esperado com outros modelos”, propondo o foco em SUVs como a nova geração do Kicks e o futuro X-Trail, no Brasil. A Renault, por sua vez, segue com o projeto da Niagara, que começa a ser produzida em 2026.
Com cerca de 4,90 m de comprimento e 2,95 m de entre-eixos, a picape da Nissan teria porte similar à Fiat Toro (4,91 m, 2,99 m). A plataforma RMGP, preparada para eletrificação, permitiria motores a combustão, diesel e até um sistema híbrido E-Power, com um motor elétrico alimentado por um gerador a gasolina.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!