x
UAI
fim de um plano

Adeus rival da Fiat Toro: Nissan cancela picape compacta no Brasil

Nissan desistiu de produzir uma picape monobloco baseada na Renault Niagara, que concorreria com Toro e Montana

Publicidade
Nissan cancela picape compacta no Brasil
Nissan cancela picape compacta no Brasil Foto: Reprodução/ChatGPT

A Nissan anunciou que não vai mais produzir um modelo monobloco para rivalizar com Fiat Toro e Chevrolet Montana no Brasil. O projeto, que seria baseado na Renault Niagara Concept e fabricado em Córdoba, Argentina, foi cancelado, segundo Ricardo Flammini, presidente da Nissan Argentina. 

A informação vinda do Motor1.com diz que a decisão marca o fim de um plano ambicioso da aliança Renault-Nissan, que prometia uma picape com design próprio e tecnologia híbrida para brigar no segmento de picapes compactas/médias, atualmente figurado pelas já citadas Fiat Toro e Chevrolet Montana, Ram Rampage, Ford Maverick e Renault Oroch.

O projeto cancelado era uma picape compacta monobloco, derivada da Renault Niagara Concept, apresentada em 2023 junto com o Renault Kardian como um protótipo de design futurista e plataforma moderna. A ideia era que a Nissan usasse a mesma base, chamada RMGP (Renault Modular Global Platform), para criar um modelo com visual e acabamento próprios, produzido na fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, Argentina, a partir de 2026. 

Ricardo Flammini, em coletiva na Argentina, foi direto: “Nunca fiquei muito entusiasmado com esse projeto. Não estamos mais considerando”. Todavia, essa decisão também retrata na crise da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, que enfrenta tensões globais, como a saída da Nissan da produção na Argentina. 

NIssan Frontier 2025 laranja vista pela lateral esquerda. Caminhonete se encontra em gramado com monte coberto por árvores de folhagem escura com céu coberto por nuvens mais acima
Frontier terá rodas de 17 polegadas em algumas versões Foto: Nissan / Divulgação

Em março de 2025, a marca anunciou que deixará de fabricar a Frontier em Córdoba, passando a importar a nova geração do México, e agora também cancelou a picape compacta. Segundo Flammini, a Nissan vai “cobrir o volume esperado com outros modelos”, propondo o foco em SUVs como a nova geração do Kicks e o futuro X-Trail, no Brasil. A Renault, por sua vez, segue com o projeto da Niagara, que começa a ser produzida em 2026.

Picape compacta/média monobloco tinha dimensões semelhante da Fiat Toro (Foto refere-se a uma projeção criada por inteligência artificial)
Picape compacta/média monobloco tinha dimensões semelhante da Fiat Toro (Foto refere-se a uma projeção criada por inteligência artificial) Foto: Reprodução/ChatGPT

Com cerca de 4,90 m de comprimento e 2,95 m de entre-eixos, a picape da Nissan teria porte similar à Fiat Toro (4,91 m, 2,99 m). A plataforma RMGP, preparada para eletrificação, permitiria motores a combustão, diesel e até um sistema híbrido E-Power, com um motor elétrico alimentado por um gerador a gasolina.