x
UAI
SUSTENTABILIDADE

Toyota aposta em hidrogênio para substituir caminhões a diesel

A montadora japonesa também construirá um novo posto de abastecimento de hidrogênio em seu centro de peças na Califórnia

Publicidade
Caminhão da Toyota movido a hidrogênio
Caminhão da Toyota movido a hidrogênio Foto: Divulgação/Toyota

A Toyota anunciou, nesta segunda-feira (28), que está trabalhando para implementar uma frota de caminhões pesados movidos a hidrogênio, substituindo os modelos a diesel. Inicialmente, a ideia da montadora japonesa é utilizar esse tipo de veículo para dar suporte ao seu grande centro de peças no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. 

Desta forma, ainda em 2025, esses caminhões devem iniciar o projeto-piloto fazendo algumas rotas tradicionais da Toyota, como do Porto de Long Beach até a fábrica de San Diego, por exemplo. Para isso, a montadora japonesa também construirá, com apoio das empresas Air Liquide e a Iwatani, um novo posto de abastecimento de hidrogênio em seu centro de peças.

Em discurso durante um evento na Califórnia, o vice-presidente de engenharia de trem de força do Toyota Group, Jordan Choby, destacou a importância da substituição dos caminhões a diesel pelos movidos a hidrogênio.

"O hidrogênio como combustível – e especialmente as células de combustível – oferece benefícios que podem fazer uma diferença positiva, e estamos comprometidos com seu sucesso a longo prazo", disse Choby.

"Estamos investindo em recursos que acreditamos que levarão ao crescimento sustentável, tanto para nossas operações quanto para toda a cadeia de valor neste setor de transportes em constante evolução", acrescentou o executivo.

Toyota vai apostar em hidrogênio
Toyota vai apostar em hidrogênio em seus caminhões Foto: Divulgação/Toyota

A Toyota já tem veículos movidos a hidrogênio, mas esses modelos ainda não embalaram nas vendas. Por isso, a fabricante nipônica também trabalha para aprimorar ainda mais seus motores. No início deste ano, a fabricante anunciou a criação de uma versão Gen 3 do seu motor para caminhões pesados.

Esse sistema promete durabilidade duas vezes maior, eficiência de combustível e reduções significativas de custos. A expectativa é que o novo motor rode sem grandes manutenções por até 1 milhão de kms. Desta forma, a Toyota espera liderar o mercado de caminhões em meio aos esforços pela descarbonização.

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!