A GWM confirmou que a picape Poer será finalmente oferecida no mercado brasileiro em 2025. Prometida desde o início da operação no Brasil, a picape chegará para enfrentar os já consolidados modelos a diesel como Hilux e Ranger, mas também a chinesa híbrida plug-in BYD Shark; confira como a novidade se compara com suas rivais.
Diesel
Sabendo do desejo do público brasileiro e atendendo a demanda de concessionários do centro-oeste do país, a GWM sempre imaginou a Poer com motor diesel no Brasil. Segundo a Quatro Rodas, as versões com essa motorização serão as “de entrada”, ou seja, contarão com acabamentos mais simples.
O motor será uma “novidade”, visto que o propulsor foi lançado no ano passado no mercado chinês. O 2.4 turbodiesel é capaz de entregar 184 cv e 48,9 kgfm de torque em sua configuração global, mas deverá apresentar números diferentes por conta das leis de emissões brasileiras. A transmissão será automática de nove velocidades e a tração será 4x4.
A líder do segmento, a Toyota Hilux, oferece motor 2.8 capaz de entregar 204 cv e 50,9 kgfm de torque. A Ford Ranger conta com motor 2.0 de 170 cv e 41,3 kgfm de torque, ou V6 de 250 cv e 61,1 kgfm de torque, com transmissão manual ou automática de 6 marchas nas versões 2.0, ou automática de 10 marchas nas V6.
A Chevrolet S10, por sua vez, segue com motor 2.8, turbodiesel, assim como as demais, mas com 207 cv e 52 kgfm de torque. A nova Mitsubishi Triton oferece motor 2.4 de 205 cv e 47,9 kgfm de torque. A Nissan Frontier usa motor de 190 cv e 45,9 kgfm de torque, e a Volkswagen Amarok é a mais potente do segmento, com motor V6 3.0 de 258 cv e 59,1 kgfm de torque.
Em termos de dimensões, a GWM Poer tem 5,4 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,93 m de altura e 3,23 metros de entre-eixos. A capacidade de carga do modelo a diesel será superior a uma tonelada.
Nesse quesito, as rivais todas apresentam dimensões na casa dos 5,20 e 5,30 metros e sempre têm capacidade de carga superior a uma tonelada.
Híbrida
Atualmente, o mercado brasileiro só conta com duas picapes híbridas: a média BYD Shark e a intermediária Ford Maverick. O exemplar da GWM chegará para enfrentar o modelo da BYD. O motor a combustão será o mesmo 2.0 turbo a gasolina já utilizado no Tank 300.
Serão 408 cv e 77,9 kgfm de torque, uma evolução dos 394 cv já apresentados pelo Tank 300. Segundo a Quatro Rodas, o modelo terá capacidade de percorrer 110 km em modo elétrico (segundo o padrão chinês) e as baterias de 37,1 kWh poderão recarregar em até 50 kW. A capacidade de carga dessa versão só deverá ser anunciada quando as vendas começarem por aqui.
A principal rival, a BYD Shark, oferece 437 cv de potência combinada e 65 kgfm de torque máximo, sendo capaz de rodar 57 km apenas usando a eletricidade, de acordo com dados do Inmetro, ou 100 km no padrão chinês.
A Shark mede 5,45 metros de comprimento, 1,97 m de largura, 1,92 m de altura e 3,26 m de entre-eixos, números bem similares aos da Poer. A caçamba tem capacidade de carga de 790 kg, enquanto o modelo da GWM não teve os dados divulgados.
Modelo terá produção local
Inicialmente cotada para inaugurar a fábrica da GWM no Brasil, a Poer deve ser o segundo modelo produzido em Iracemápolis (SP). A marca chinesa, que deve iniciar a operação da planta até agosto, dará prioridade para o Haval H6, carro-chefe de vendas da marca por aqui. Entretanto, toda a unidade está preparada para iniciar a produção local da picape assim que necessário.
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