A BYD confirmou quando o Dolphin Mini irá começar a ser produzido em Camaçari (BA) ainda no primeiro semestre. A informação veio direto da China, pela boca da vice-presidente global da marca, Stella Li, durante o Salão de Xangai. Além da produção local, o compacto vai ganhar um facelift em 2025, com visual renovado e mais tecnologia, e pode ficar mais acessível.
Lançado em fevereiro de 2024, o BYD Dolphin Mini virou febre por aqui. Com mais de 21 mil unidades vendidas até agora, desbancou o irmão maior, Dolphin, e se firmou como o elétrico mais emplacado do Brasil. Segundo a vice-presidente da marca, o hatch elétrico terá início de produção em junho deste ano e será o primeiro carro da BYD a sair da linha de montagem em Camaçari, na antiga fábrica da Ford.
A planta, que marca a estreia da BYD na produção de carros fora da Ásia, terá capacidade inicial de 150 mil unidades por ano, com planos de dobrar para 300 mil até 2027. Além de atender o Brasil, a unidade vai exportar para América Latina, fortalecendo a presença da marca na região.
No começo, a produção será no sistema SKD/CKD, com kits vindos da China para montagem local. Até o fim de 2025, a BYD promete nacionalizar componentes, o que pode reduzir custos e, quem sabe, o preço final pro consumidor.
O Dolphin Mini não vai só ganhar passaporte brasileiro – ele também terá um visual repaginado. Na China, o facelift do modelo (chamado Seagull por lá) foi revelado em janeiro de 2025, com previsão de chegar ao Brasil logo após o início da produção local, como confirmou Stella Li.
O novo design traz para-choque dianteiro redesenhado, com entrada de ar menor e detalhe em formato de manopla, além de câmeras 360° e sensores frontais como novidades. Por dentro, a central multimídia de 12,8 polegadas perde a função giratória, mas ganha interface mais moderna.
Na China, o preço do Seagull com facelift parte de 69.800 yuans (R$ 58 mil), mas com as melhorias pode subir um pouco. Aqui, o impacto no valor ainda é incerto, já que a produção local pode compensar os custos de importação, que hoje dobram o preço em relação à China.
A BYD investiu R$ 5,5 bilhões na fábrica de Camaçari, e o plano é ambicioso. Além do Dolphin Mini, a planta pode produzir até 12 modelos diferentes, incluindo futuros carros feitos sob medida para o Brasil. Por enquanto, o Song Pro, antes cotado para produção local, ficou fora da lista inicial.
O Dolphin Mini mede 3,78 m de comprimento e espaço para quatro ou cinco ocupante. O motor elétrico de 75 cv e 13,6 kgfm leva o carro de 0 a 100 km/h em 14,9 s, com máxima de 130 km/h. A bateria Blade de 38,8 kWh garante até 280 km de autonomia (Inmetro), podendo chegar a 330 km no uso real.