A montadora chinesa GAC registrou o Aion S Max no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), um sedã elétrico que roda até 610 km com uma carga, segundo o ciclo chinês. Com design moderno, interior tecnológico e potência de sobra, o modelo faz parte do plano de lançar nove carros por aqui a partir de 2025, começando com o SUV Aion Y Plus, o sedã Aion ES e o SUV-cupê Hyper HT.
O GAC Aion S Max foi lançado na China em outubro de 2023, é uma evolução do Aion S Plus. O sedã de 4,86 m de comprimento (quase do tamanho de um BYD Seal de 4,80 m).
Por dentro, o console central foi redesenhado, com carregadores sem fio, seletor de marchas atrás do volante e um compartimento escondido. Os bancos dianteiros, que viram uma cama quando dobrados, podem ser aquecidos e ventilados, e o carro ainda oferece reconhecimento facial e som com 11 alto-falantes.
Disponível em cinco versões na China, o Aion S Max tem motor elétrico de 204 cv nas opções de entrada (0 a 100 km/h em 7,5 s) e 245 cv na topo (6,8 s). A bateria vem em duas opções: uma LFP de 59,5 kWh (510 km de autonomia) e uma NMC de 69,7 kWh (610 km, CLTC). Em uso real, algo em torno de 550 a 580 km, dependendo do trânsito, clima e pé no acelerador.
Com 600 km de autonomia real, o Aion S Max é um parceiro para viagens longas. Baseado em distâncias rodoviárias, veja até onde ele chega:
- São Paulo (SP): Dá pra ir até o Rio de Janeiro (RJ) (430 km) sobra bateria pra passear na cidade.
- Rio de Janeiro (RJ): Chega tranquilo em Vitória (ES) (520 km) ou Juiz de Fora (MG) (180 km) com folga. Para Belo Horizonte (MG) (440 km), ainda sobra carga para rodar na capital.
- Belo Horizonte (MG): Você vai até Vitória (ES) (520 km) ou Campos dos Goytacazes (RJ) (480 km) sem aperto. Pra São Paulo (SP) (570 km), chega com a bateria quase no fim.
- Vitória (ES): Dá pra alcançar Rio de Janeiro (RJ) (520 km) ou Porto Seguro (BA) (560 km) com cuidado no acelerador. Salvador (BA) (800 km) exige uma recarga no caminho.
- Salvador (BA): Chega em Maceió (AL) (580 km) ou Ilhéus (BA) (450 km) com tranquilidade. Para Aracaju (SE) (320 km), sobra bastante bateria.
A GAC desembarcou oficialmente no Brasil em setembro de 2024, com US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,4 bilhões) para investir em cinco anos. Além do Aion S Max, a marca já confirmou o SUV Aion Y Plus (204 cv, 610 km), o sedã Aion ES (137 cv, 510 km) e o Hyper HT, um SUV-cupê esportivo. Até 2030, serão 20 concessionárias em cidades como São Paulo, Rio e Brasília, com planos de chegar a 50.
A montadora também estuda uma fábrica local (Bahia, Espírito Santo ou Amapá são cotados) em um centro de pesquisa para motores híbridos-flex, mirando o gosto brasileiro por etanol.
O Aion S Max, registrado no INPI, deve estrear entre abril e maio de 2025, junto com os outros modelos. Na China, ele custa a partir de US$ 20,5 mil (R$ 115 mil).
O Aion S Max chega num momento quente para o mercado elétrico brasileiro, com BYD e GWM crescendo forte. Ele enfrenta o BYD King e o Toyota Corolla híbrido, mas se destaca pelo alcance superior e tecnologia embarcada.
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