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'Economia de palitos': veja 5 carros que não oferecem equipamentos banais

Às vezes, os fabricantes passam da conta na contenção de custos

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Vários itens importantes já
Vários itens importantes já "entraram no facão" dos fabricantes Foto: Vários itens importantes já "entraram no facão" dos fabricantes

Já ouviu falar da figura do contador de feijões? É um personagem metafórico para materializar a ação dos setores de custos da indústria automobilística. A lógica é a seguinte: a abolição de determinados equipamentos, mesmo que eles tenham um custo muito baixo, pode resultar em uma enorme economia em escala, já que impactará a produção de centenas de milhares de carros.

O problema é que, em alguns casos, esses cortes passam da conta. Tudo bem que alguns equipamentos mais sofisticados fiquem limitados a carros luxuosos. Porém, às vezes as economias envolvem itens de baixíssimo custo de produção, mas que fazem toda a diferença para o consumidor. E o listão de hoje é justamente sobre isso!

Carros que não vêm com equipamentos banais

Em pleno ano de 2023, ainda existem veículos no mercado brasileiro que não dispõem de cintos de segurança com pré-tensionadores. Ou de banco traseiro rebatível. Ou ainda de um simples conta-giros. Todos esses casos, e mais alguns, estão enumerados com mais detalhes logo abaixo. Confira!

1- Citroën C3

Novo Citroën C3 visto de frente em movimento na estrada.
Pré-tensionadores dos cintos de segurança são itens absolutamente comuns nos caros atuais, mas não equipam o C3

O Citroën C3 abre a lista porque fica devendo um item de segurança banal para os padrões atuais: pré-tensionadores, que pressionam os ocupantes contra os bancos na iminência de um acidente, aumentando a eficiência dos cintos. Isso, sem falar nos airbags laterais, que o hatch também deixa de fora. Devido à ausência desses equipamentos, o modelo tirou nota zero no último crash test realizado pelo Latin NCAP.*

2- Fiat Cronos

Fiat Cronos Drive CVT 2023 vermelho de frente em movimento
Preço de R$ 97.990 de um Cronos Drive CVT não inclui banco traseiro rebatível

Outro dos carros do Grupo Stellantis que restringe a oferta equipamentos banais é o Fiat Cronos. Nesse caso, o problema está na falta de sistema de rebatimento para o banco traseiro em quase toda a gama: só a versão top de linha Precision, que custa R$ 109.890, traz esse item. Isso faz com que o porta-malas do sedan, apesar de enorme, com 525 litros, perca muito em versatilidade.

3- Renault Duster

renault duster 1.3 iconic cvt modelo 2023 2024 branco de frente em movimento no asfalto
Até mesmo na versão top de linha Iconic, que custa R$ 146.990, o Duster só traz dois airbags

Na categoria dos SUVs compactos, airbags laterais e do tipo cortina já equipam quase todos os modelos. Menos o Duster, que traz apenas as bolsas frontais até mesmo a versão top de linha Iconic, cujo preço é de R$ 146.990. Até o Kwid, também da Renault, disponibiliza mais airbags. Eis mais um dos carros do listão que economiza em importantes equipamentos de segurança.

4- Volkswagen Polo

Volkswagen Polo TSI cinza de frente
Reeestilização do Polo veio acompanhada de cortes de equipamentos, que incluíram o conta-giros da versão TSI

A linha 2023 do Polo trouxe várias simplificações, visando uma redução nos preços. Algumas delas são até toleráveis, caso dos encostos de cabeça fixos aos bancos. Porém, é quase inacreditável que um conta-giros esteja indisponível para a versão TSI. O Citroën C3 (ele, de novo) também não tem esse item, mas no hatch da Volkswagen, que une motor turbo e câmbio manual, a ausência desse item destoa ainda mais.

Pelo menos, na linha 2024, o Polo ganhou ajustes em altura e em distância da coluna de direção desde a versão de entrada Track. Vale lembrar que, anteriormente, tal item estava disponível somente a partir da configuração Comfortline.

5- Nissan Sentra

Nissan Sentra 2023 branco Exclusive de frente em movimento.
Apesar de ter proposta mais sofisticada, Nissan Sentra economiza nos detalhes

O Nissan Sentra economiza em vários pormenores. Motor flex? Não tem. Saída de ar-condicionado para o banco traseiro? Também não. Vidro elétrico com sistema um-toque? Só para o motorista. Freio de mão eletrônico? Não há nem mesmo o convencional, e sim um incômodo sistema por pedal. A ausência de tais equipamentos seria perdoável em carros de entrada, mas não em um sedan médio que custa a partir de R$ 149.990.

*Inicialmente, o texto dizia que o C3 também não dispunha de barras de proteção contra impactos laterais, mas de acordo com a assessoria de comunicação da Citroën, o hatch vem, sim, com esse equipamento.