UAI

Eis 5 filmes de terror envolvendo carros para curtir no Halloween

Ao menos no cinema, automóveis e dia das bruxas podem ter muito mais em comum do que parecem

Publicidade
Christine, o Carro Assassino tem roteiro baseado em conto de Stephen King
Christine, o Carro Assassino tem roteiro baseado em conto de Stephen King Foto: Christine, o Carro Assassino tem roteiro baseado em conto de Stephen King

Comemorado no dia 31 de outubro, o dia das bruxas caiu no gosto dos brasileiros. A temática está aberta a fantasmas, criaturas sobrenaturais e, claro, qualquer elemento que ajude a formar uma atmosfera de horror. E a boa notícia para o público gearhead é que a data também pode incluir carros: eles estão presentes em vários filmes de terror que têm tudo a ver com o Halloween.

Filmes de terror envolvendo carros para assistir no Halloween

Prepare a pipoca e confira a seleção de obras cinematográficas que o VRUM selecionou para o dia das bruxas!

1- Christine, o Carro Assassino

Plymouth Fury do filme Christine, o carro assassino
O belo Plymouth Fury é capaz de fazer coisas diabólicas em Christine, o Carro Assassino

Possivelmente, Christine, o Carro Assassino (Christine), é o mais famoso dos filmes de terror envolvendo carros: exatamente por isso, é perfeito para o Halloween. Com direção de John Carpenter e roteiro baseado em um conto de Stephen King, a obra foi lançada em 1983: assim, não espere por efeitos especiais super-realistas. Entretanto, o filme mantém vários trunfos, como o ótimo contraste entre luz e sobra.

Christine, no caso, é um flamante Plymouth Fury vermelho, ano 1958. O veículo tem, literalmente, ações psicóticas: é altamente sedutor com o dono, um jovem de 17 anos chamado Arnie (Keith Gordon); ao mesmo tempo, é extremamente possessivo, ciumento e, claro, violento com qualquer um que julgue uma ameaça, o que inclui a namorada do proprietário, a bela Leigh (Alexandra Paul).

Assista ao trailer de Christine, o Carro Assassino:

https://youtu.be/0Xq75RR7otQ?si=QLXvUXw6lyFZ3sY0

2- A Aparição

eb19e6c2 turbo interceptos do filme a aparicao
Carro de A Aparição é um protótipo da Dodge, ano 1981, com modificações

Outro filme clássico dos anos 80 (mais precisamente de 1986) para assistir no Halloween é A Aparição (The Wraith): não chega a ser exatamente de terror, mas tem boas cenas de suspense e temática sobrenatural, além de muitos carros. Tanto a direção quanto o roteiro são de Mike Marvin, que tocou as gravações de maneira independente.

No elenco, A Aparição tem medalhões como Charlie Sheen (no papel do personagem principal, Jake) e Randy Quaid, interpretando o xerife Loomis. A trama se desenvolve a partir do assassinato do protagonista por uma gangue: após o crime, ele ressurge para vingar a própria morte, ao volante do esportivo Turbo Interceptor (que, na verdade é um protótipo Dodge PPG M4S), disputando pegas com modelos como Chevrolet Corvette e Plymouth Barracuda.

3- A Morte Pede Carona

Cadillac Seville do filme A morte pede carona
Filme sobre caroneiro psicopata se tornou um verdadeiro "Cult"

A década de 1980 parece ter sido o período áureo dos filmes de terror cujas tramas envolvem carros: um dos mais marcantes - e ideal para o Halloween - é A Morte Pede Carona (The Hitcher), de 1986. A direção é de Robert Harmon, e o roteiro, de Eric Red, que se inspirou na canção Riders on the Storm, da banda The Doors. Vários veículos aparecem na trama, mas o principal deles é um Cadillac Seville 1977.

Como já era de se imaginar, o suspense começa quando o protagonista Jim Halsey (Christopher Thomas Howell) dá uma carona para John Ryder (Rutger Hauer). Já é tarde da noite, chove e o motorista está sonolento: ele espera que o passageiro possa lhe fazer companhia, porém o homem se revela um psicopata. Logicamente, o filme está um tanto datado, mas as ótimas atuações e a direção ainda conseguem manter muito bem a atmosfera de tensão.

4- Encurralado

Caminhão Peterbilt do filme Encurralado
Não é exagero dizer que caminhão Peterbilt é o personagem principal do primeiro longa de Spielberg

Um listão de filmes de terror automobilísticos para assistir no Halloween que se preze não pode deixar de fora o clássico de Steven Spielberg: o "detalhe" é que o protagonista não é um carro, e sim um caminhão Peterbilt 281. Esse veículo "contracena" durante quase todo o tempo com um sedan Plymouth Valiant, em uma perseguição mortal por estradas desertas. Cabe destacar que se trata do primeiro longa-metragem do diretor estadunidense, que o gravou de maneira independente.

O roteiro de Encurralado (Duel) é bem simples: após um desentendimento banal, o Peterbilt (cujo motorista sequer é mostrado), começa a perseguir implacavelmente o Plymouth de David Mann (Dennis Weaver). Apesar de ter estreado em 1971, até hoje o filme consegue manter o espectador ansioso junto à tela, característica primordial em um bom suspense.

5- Perseguição: A Estrada da Morte

Chrysler Newport do filme Perseguição: a estrada da morte
Lewis Thomas, personagem de Paul Walker, compra um Chrysler Newport e viaja para encontrar a namorada, na companhia do irmão

A trama de Perseguição: A Estrada da Morte (Joy Ride) é semelhante à de Encurralado: grosso modo, se desenrola a partir da perseguição entre um caminhão e um automóvel. A diferença é que o desentendimento começa a partir de um trote feito por meio de radioamador. Já os veículos envolvidos são um Chrysler Newport Coupé 1971 e, novamente, um caminhão Peterbilt, só que do modelo 359.

Perseguição: A Estrada da Morte passa longe de ser inovador como Encurralado, mas é um filme bem feito. O roteiro, de J. J. Abrams, é redondo, enquanto a direção de John Dahl consegue criar bem a atmosfera de suspense. Ainda é digna de nota a atuação de Paul Walker no papel de Lewis Thomas, irmão de Fuller Thomas (Steve Zahn) e namorado de Venna (Leelee Sobieski). O thriller estreou em 2001, mesmo ano em que o astro protagonizou Velozes e Furiosos pela primeira vez.