Quem acompanha o VRUM já sabe que os SUVs têm consumo de combustível maior que o de veículos com carrocerias mais baixas, como hatches e sedans. E também já conhece os modelos mais beberrões desse segmento. Mas o caso é que, apesar dos pesares, os ditos utilitários esportivos caíram nas graças dos consumidores: atualmente, eles detém cerca de 35% das vendas do setor no Brasil.
Como os motoristas estão seduzidos pelos SUVs, mas, ao mesmo tempo, não querem gastar uma fortuna com combustível, o VRUM enumerou os modelos desse segmento que têm os melhores números de consumo de combustível (ao menos diante de outros veículos do mesmo gênero).
Os 5 SUVs compactos com menor consumo de combustível do Brasil
A relação toma como base os dados divulgados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE) do Inmetro. Cabe destacar ainda que somente modelos compactos e com motores a combustão, que são os mais vendidos do mercado, entraram no listão. Confira!
1- Fiat Pulse
O Fiat Pulse é fortemente baseado no hatch compacto Argo: compartilha com ele toda a estrutura da carroceria e até as portas e o para-brisa. Essas características, somadas aos motores de baixa cilindrada, acabam beneficiando o consumo do modelo. As versões 1.3 são as mais econômicas, mas as equipadas com a unidade 1.0 turbo também obtêm bons resultados. Só a esportiva Abarth é que é beberrona.
Consumo (Inmetro) Fiat Pulse 1.3 MT5 Fiat Pulse 1.3 CVT Fiat Pulse T200 CVT Etanol cidade 9km/l 9km/l 8,4km/l Etanol estrada 10,4km/l 10,3km/l 10,2km/l Gasolina cidade 12,5km/l 12,8km/l 12,1km/l Gasolina estrada 14,7km/l 14km/l 14,4km/l
2- Honda HR-V EX e EXL
O motor 1.5 de aspiração natural não se destaca em desempenho, mas consegue proporcionar baixo consumo de combustível ao representante da Honda entre os SUVs compactos. As versões turbo, bem mais potentes, não chegam a ser exatamente beberronas, porém ficam fora do ranking dos modelos mais econômicos do segmento.
Consumo (Inmetro) Honda HR-V EX e EXL Etanol cidade 8,8km/l Etanol estrada 9,8km/l Gasolina cidade 12,7km/l Gasolina estrada 13,9km/l
Quer saber mais sobre o Honda HR-V EXL, com motor 1.5 de aspiração natural? Então, assista ao vídeo!
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!
3- Fiat Fastback Audace
Assim como o Argo originou o Pulse, este serviu de base para o Fastback, que se difere pela carroceria alongada, com comprimento cerca de 33cm maior. Assim, não chega a surpreender que os dois modelos da Fiat tenham números próximos, com leve desvantagem para o Fastback. Mas isso vale só para a versão Audace: a Impetus, apesar de utilizar o mesmo motor 1.0 turbo, tem consumo um tanto mais alto.
Consumo (Inmetro) Fiat Fastback T200 Audace Etanol cidade 8,4km/l Etanol estrada 10,2km/l Gasolina cidade 11,9km/l Gasolina estrada 14,6km/l
4- Volkswagen Nivus
Outro dito SUV derivado de um hatch é o Volkswagen Nivus. Ele compartilha as portas e o para-brisa com o Polo, mas exibe uma carroceria alongada, que remete a um cupê: inclusive, foi o primeiro da categoria a aderir a esse estilo. Os números de consumo são os mesmos para as duas versões da gama, Comfortline e Highline, que compartilham o motor 1.0 turbo.
Consumo (Inmetro) Volkswagen Nivus 200 TSI Etanol cidade 8,3km/l Etanol estrada 10,1km/l Gasolina cidade 12,1km/l Gasolina estrada 14,2km/l
5- Volkswagen T-Cross
Maior e mais pesado que o "irmão" Nivus, graças à utilização de uma carroceria própria, o T-Cross acaba gastando um pouco mais de combustível. Ainda assim, tem bons números no PBE. As versões com motor 1.0 turbo são as mais econômicas. Porém, o top de linha Highline, equipado com uma unidade 1.4 turbo, tem consumo só ligeiramente mais alto e também assegurou lugar entre os SUVs com menor consumo.
Consumo (Inmetro) Volkswagen T-Cross 200 TSI Volkswagen T-Cross 250 TSI Etanol cidade 8,3km/l 8,2km/l Etanol estrada 10km/l 10km/l Gasolina cidade 12km/l 11,8km/l Gasolina estrada 14,4km/l 14,2km/l
Quais são os 5 SUVs compactos com menor consumo de combustível?
- Fiat Pulse
- Honda HR-V EX e EXL
- Fiat Fastback Audace
- Volkswagen Nivus
- Volkswagen T-Cross