Na manhã desta sexta-feira (29), os olhos do mundo se voltam ao Reino Unido, para um dos casamentos mais esperados do ano. Certamente, um dos detalhes mais comentados serão os veículos usados pelos noivos nas diversas fases da cerimônia.
Engana-se quem pensa que toda a luxuosa frota real, composta por modelos de marcas como Land Rover, Bentley, Aston Martin e Jaguar, será utilizada pelos noivos e convidados. Para levar Kate Middleton do hotel Goring até a abadia de Westminster, um trajeto de nove minutos, foi escalado um dos três Rolls-Royce da família real, escolhido pela própria noiva. O Phantom VI é um presente que a própria fabricante do automóvel deu de presente para a Rainha Elizabeth II em comemoração aos seus 20 anos de reinado. A automóvel da noiva também é o mesmo que foi alvo de estudantes que protestavam em Londres, quando o veículo transportava o príncipe Charles e a duquesa de Cornualha Camila Parker.
O Phantom teve um vidro quebrado e a pintura danificada com chutes e tintas pelos manifestantes, mas foi completamente restaurado para levar Kate ao lado do pai.
Já o príncipe William será levado até o local da cerimônia religiosa, ao lado de seu irmão Herry, padrinho do casamento, em um Bentley State Limousine, veículo que também é usado por sua avó, que também utiliza os utilitários Land Rover para caçar, nos arredores de Londres. Os automóveis Bentley usados pela monarquia são alongados para mais de seis metros de comprimentos para darem mais conforto aos ocupantes.
Após a cerimônia na abadia, os recém-casados vão ao Palácio de Buckingham em uma carruagem. Nessa etapa, o cerimonial separou duas carruagens. A que será usada caso não chova é um State Landau 1902, feita especialmente para a coroação do Rei Eduward VII, é puxado por quatro cavalos e é a peça mais valiosa da cavalaria real. Em 1981, a mesma carruagem levou a princesa Diane e o príncipe CHarles após o seu casamento. O modelo é pintado em marrom com detalhes em ouro com o interior feito em cetim vermelho.
Se o tempo não estiver firme o suficiente para garantir a integridade do casal num desfile de carroa berto, eles serão transportados em um Glass Coach 1881, que geralmente já é usado pelas noivas reais como transporte até a igreja. O veículo foi comprado como um 'seminovo' pelo palácio especialmente para a coroação do rei George V, em 1911.
Outras quatro carruagens transportando padrinhos, madrinhas, damas de honra, a rainha e seu marido, o príncipe Charles e a duquesa Camilla Parker.
Especula-se que a família real tenha mais de cem carruagens na garagem, formando o acervo mais valioso de carruagens do mundo.
O transportante de outros membros da família real e parentes de Kate, também está sendo organizado pelo serviço de carruagem do Palácio de Buckingham.