Ao que parece a moda dos carros brancos veio para ficar. Assim como já vinha acontecendo com os veículos de luxo, a tendência chegou também para os carros de valor médio. Segundo Cláudio Roberto Felismino, gerente comercial da Metronorte Chevrolet, a cor branca está entre as mais procuradas atualmente por clientes que desejam comprar carros de R$ 40 mil para cima. ''Assim como muitos carros 'top' são brancos, o cliente dos carros médios vêm seguindo esta tendência'', observa.
O aumento na procura por carros brancos também foi percebido na Norpave Volksvagen. De acordo com André Romagnoli, responsável pelo departamento de marketing da concessionária, as vendas de veículos da cor subiram 8% desde o ano passado. ''Além do aumento nas vendas a gente percebe que no dia a dia os clientes mostram cada vez mais interesse nessa cor de carro. Tanto que este ano vamos expor mais veículos brancos nas vitrines e usar a cor no test drive'', afirma.
Já na Vernie Citroen a procura pelos carros brancos é ainda maior. Segundo o diretor da empresa, Carlos Picchi, no mínimo 15% dos veículos vendidos são dessa cor. ''De um ano pra cá essa tendência se evidenciou e nós percebemos um aumento de mais ou menos 30% nas vendas de carros brancos. O pessoal cansou das outras cores'', declara.
Jovens
Assim como em toda moda, o perfil de quem segue a tendência do branco é de pessoas mais jovens, incluindo os que estão comprando o primeiro carro. É o caso do prestador de serviços de funilaria e estudante Kalahan Lima, 19 anos. Há poucos meses ele comprou seu primeiro automóvel, um Citroen C3 Exclusive. ''Sempre gostei de carro branco. Ele dá um contraste muito legal com o insufilm'', valoriza.
Outro adepto desta moda é o empresário Vinicius Zancheta, 24. Ele comprou seu Golf Fortline quando a tendência do branco ainda estava no começo, há cerca de um ano. ''Era uma cor que ninguém tinha e que eu gostava muito'', afirma. Ele conta que no começo ouvia algumas piadas por causa da cor do carro. ''O pessoal falava que era para eu colar adesivo da Copel, mas nunca liguei muito para isso, continuei gostando da cor mesmo assim''.